Topo

Deu Tilt #11: Esqueça a memória, precisamos de gente criativa, diz Karnal

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

25/08/2020 04h00

Esqueça a educação como nós a conhecemos. Esse papo de decorar datas históricas ou fórmulas matemáticas já deveria estar obsoleto. Pelo menos essa é a opinião do historiador Leandro Karnal que bateu um papo com o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, no 11º episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia, o Deu Tilt (ouça no arquivo acima).

Para Karnal, a gente não precisa mais usar a própria memória, já que tudo aquilo que precisamos decorar a gente carrega no bolso (ouça a partir de 22:19).

"O mundo não é da memória. A memória vem no seu bolso, vem no seu HD chamado celular, na internet. Precisamos de gente criativa e capaz de resolver problemas", disse.

    "Tudo aquilo que for repetitivo estará nas mãos do algoritmo ou dos robôs ou dos dois combinados. O futuro pertence à criatividade, à capacidade de inovação, à sensibilidade e ao julgamento ético, que, por enquanto, pertencem aos humanos", completou.

    Exatamente por isso, o historiador considera que precisamos de uma revolução na concepção de aprendizado, já que a escola não conseguiu acompanhar esse avanço tecnológico todo.

    "A sala de aula formada no ideal prussiano de carteiras enfileiradas e no ideal francês de dominar todo o conhecimento é escola completamente inútil, datada, que não tem mais sentido. A epidemia [de covid-19] só reforçou que nós não temos mais condições de fazer uma escola baseada em memória, na disciplina e na ordem", afirmou.

    Referências citadas

    • Filme: O Curioso Caso de Benjamin Button
    • Filme: A Balada de Narayama
    • Livro: Sapiens: Uma Breve Historia da Humanidade, de Yuval Noah Harari