Descanse em paz: este pequeno cometa inconsequente voou direto para o Sol
Um pequeno, brilhante e inconsequente cometa embarcou em uma jornada autodestrutiva: voou em rota de colisão com o Sol. Como era de se esperar, ele foi vaporizado.
O cometa, ainda sem nome, era do tipo "sungrazer" (rasante): suas órbitas normalmente passam bem perto do Sol. O Laboratório US Naval Research (NRL) e do Observatório Solar e Heliosférico (Soho) capturaram imagens do pequeno kamikaze na semana passada.
Cálculos de trajetória estimaram que ele passaria por trás do Sol a uma distância de menos que 1,4 milhões de quilômetros (mais ou menos o diâmetro do Sol). "Um pequeno cometa não conseguiria sobreviver a isso", tuitou Karl Battams, pesquisador do NRL e do projeto de cometas sungrazer da Nasa.
Battams destacou que era possível ver o objeto (basicamente, uma bola de gelo e rochas) sendo destruído pela radiação do ambiente mais hostil do Sistema Solar. "A cauda não é aquela típica de cometas —é como uma trilha de destroços cheia de pedregulhos."
Cometas rasantes não são incomuns, mas este estava especialmente brilhante e fácil de ser visto pelos telescópios. Infelizmente, tivemos pouco tempo para conhecê-lo antes do grand finale.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.