Uber agora exige selfie de passageiros para checar se estão de máscara
Os passageiros do Uber, que já eram obrigados desde maio a usar máscaras para evitar a propagação do coronavírus, agora terão que provar isso fazendo uma selfie quando solicitados. O anúncio foi feito pela Uber nesta terça-feira (1º). Também desde maio, os motoristas da Uber já tinham que passar por isso.
O recurso será lançado primeiro nos Estados Unidos e no Canadá no final de setembro. A novidade deve chegar à América Latina e em outros países nas semanas seguintes, segundo o blog da empresa em inglês. Uma tecnologia de reconhecimento facial se encarrega da checagem.
O passageiro não terá que tirar uma selfie antes de cada viagem: apenas quando o motorista reportar que ele não está usando a máscara. Dessa forma, terá que tirar uma selfie com a proteção facial antes da próxima viagem. Se ambos não estiverem usando a máscara, a corrida não poderá ser feita. Este vídeo explica (em inglês) como funciona.
A covid-19 já infectou mais de 25 milhões de pessoas e matou quase 850 mil em todo o mundo até esta terça. "Acreditamos firmemente que a responsabilidade é uma via de mão dupla. É por isso que estamos expandindo a mesma tecnologia para os passageiros também", escreveu Sachin Kansal, chefe global de produtos de segurança da Uber.
Desde a pandemia do novo coronavírus, a empresa tem trazido medidas para tornar as viagens mais seguras. Antes de cada corrida, motoristas e passageiros devem concordar com uma lista de verificações, que inclui:
- Certificar-se de que não apresentam sintomas da covid;
- Usar máscaras ou alguma proteção no rosto. A viagem poderá ser cancelada sem penalidade se uma das partes não estiver com a cobertura;
- O passageiro deverá sentar no banco de trás;
- As janelas devem ser mantidas abertas quando possível;
- Além disso, as mãos devem ser higienizadas com álcool em gel com frequência e os veículos devem estar sempre limpos.
Segundo a Uber, sua tecnologia de verificação de máscara fez mais de 100 milhões de checagens em mais de 3,5 milhões de motoristas e passageiros desde que a empresa lançou o recurso, há pouco mais de três meses. A Uber afirma que a tecnologia foi projetada para detectar a máscara como um objeto na foto e que não processa informações biométricas sobre as pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.