Astronauta da ISS tira incríveis fotos de SP e das queimadas da Amazônia
O astronauta norte-americano Chris Cassidy, que vive na Estação Espacial Internacional (ISS), postou imagens incríveis do Brasil visto de cima. Uma das publicações mostra parte do Estado de São Paulo, incluindo o litoral em um belo dia de sol.
No centro da primeira imagem do tuíte (veja abaixo), a mancha marrom é a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, cidades do ABC, Osasco e Guarulhos, entre outras. Abaixo dela, está parte do litoral Sul do Estado, entre Peruíbe e Bertioga, incluindo a Baixada Santista.
Na segunda imagem do tuíte, e que também abre este texto, vemos também o Vale do Paraíba (um "caminho" quase reto, à direita da capital, rumo ao Rio de Janeiro) e o litoral Norte, de São Sebastião a Ubatuba, incluindo Ilhabela e o arquipélago de Alcatrazes.
Diversos internautas brasileiros reagiram à postagem, principalmente com fotos do nosso litoral, da perspectiva aqui da Terra.
O astronauta postou, recentemente, outra imagem impressionante —mas triste— de nosso país: a fumaça das queimadas na Amazônia, que impedem que ele veja a floresta lá de cima, a 400 km de altura.
Cassidy, que já se declarou apaixonado pela natureza brasileira, usou as hashtags #savetheamazon e #savetheplanet. Ele visitou nosso país diversas vezes; em uma delas, em 2017, passeou 20 dias de bicicleta pela Amazônia, pedalando cerca de 1.000 km na Rodovia Transamazônica.
No ano passado encontrou-se com o ministro da Ciência e ex-astronauta Marcos Pontes.
Cassidy é o comandante da expedição 63 da ISS e vive lá desde abril, junto com os cosmonautas russos Anatoli Ivanichin e Ivan Vagner. Por dois meses, eles tiveram a companhia dos norte-americanos Robert Behnken e Douglas Hurley, que viajaram na cápsula Crew Dragon, da SpaceX, do final de maio ao começo de agosto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.