Testamos: ferramenta promete ajudar na busca pelo plano de internet ideal
Ao escolher um plano de internet para a casa ou o celular, nos deparamos com várias opções de pacotes e velocidades. Como saber qual é o mais adequado ao seu perfil de consumo? O site Melhor Plano lançou nesta semana uma ferramenta que promete tornar essa tarefa mais simples.
A ideia parece ótima especialmente porque, ao menos em teoria, ajudaria os consumidores a fugir de planos abaixo das suas pretensões. Também pode evitar de contratar conexões mais caras e muito mais rápidas do que o necessário. Nós já abordamos esse assunto aqui, chegando a separar o quanto atividades comuns, como consultar emails ou ver streaming, exigem de sua internet.
Bom na teoria...
Usar a ferramenta é algo simples e bastante direto. Além de colocar informações básicas como o seu nome, há perguntas para traçar o perfil de quem faz a consulta. Outro ponto importante é que, logo no início da consulta, a ferramenta se divide entre planos de internet fixa e móvel. Algo que faz sentido, portanto.
A partir daí, o usuário informará sobre seus hábitos. Para determinar o plano ideal, são feitas perguntas como "quantas pessoas usam a internet na sua casa" ou se a conexão será usada para atividades como streaming de vídeo e games.
Ao fim do teste, o usuário é encaixado em um perfil de consumo e, então, surge uma lista de planos disponíveis na região que atendem a essa demanda.
... mas pode melhorar na prática
Tilt testou a ferramenta e, de cara, a impressão foi positiva. Navegar pelo "testador" é simples e as opções disponíveis são bem claras.
O problema foi o resultado obtido ao final do teste. Como o meu perfil de uso demanda uma conexão mais parruda, acabei sendo enquadrado na categoria "Gamer". Até aí, tudo bem, afinal jogar online e fazer lives de games estão entre minhas atividades corriqueiras.
A questão é que, nesse perfil, me foi recomendada uma conexão de pelo menos 30 Mega (isto é, Mbps, Megabits por segundo). Essa conexão, no entanto, tende a ser um gargalo para minhas atividades, especialmente as que exigem velocidades de upload mais elevadas. Neste caso, a escolha mais recomendada seria planos próximos de 100 Mega e de preferência por fibra ótica, que geralmente são mais generosas em relação às taxas de upload.
Consultada diante do resultado, a Melhor Plano disse que a ferramenta "passará por uma revisão nos próximos dias para apresentar resultados mais precisos. Essas melhorias serão implementadas até o fim de semana e a ferramenta passará por revisões constantes para se manter atualizada".
De qualquer maneira, a ferramenta é interessante e pode, sim, dar um norte para quem busca um novo plano ou pretende atualizar seu plano atual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.