Tá chavoso, hein? Entenda a gíria e saiba como usar sem errar
Existem umas palavras que na vida real significavam algo negativo, mas bastou caírem nas graças da internet para virarem coisa boa. A expressão "chavoso" é a prova disso e você já deve ter visto alguém da sua timeline usar. Mas que diabo é "chavoso"? De onde veio? Como o Datena ainda não pediu imagens?
Vamos por partes: "chavoso" é filhote da gíria "chave de cadeia", que originalmente servia para designar alguém que era encrenca. Para os íntimos, virou "chave".
A coisa evolui e a expressão passou a englobar uma função também, digamos, geográfica. Por exemplo: quando alguém diz "aquele pico é muito chavoso, bora pra um sem treta", quer dizer que o tal lugar (pico) não é uma boa ideia (chavoso) e que é melhor ir (bora) para um tranquilo (sem treta).
Mas, não para aí a complicação. Com o passar do tempo, ser "chavoso" passou a ser algo desejável. Virou sinônimo de "cheio de estilo, na moda" —e normalmente a expressão vem bem acompanhada de óculos escuros espelhados ou dignos de nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.