Alô, Greta? Empresa usa CO2 para fazer combustível de avião e zerar emissão
Marcella Duarte
Colaboração para Tilt
04/10/2020 04h00
A aviação comercial produz cerca de 2,5% das emissões globais de gases do efeito estufa e é muito difícil, tecnologicamente, de ser "limpa" —se você não sabe, é por isso que a ativista sueca Greta Thunberg só viaja de barco. Mas duas empresas de tecnologia querem mudar esse cenário com combustível sintético, feito de dióxido de carbono (CO2) capturado do ar e hidrogênio extraído da água.
O sistema desenvolvido pela canadense Carbon Engineering em parceria com a startup de aviação Aerion, dos Estados Unidos, cria um ciclo retroalimentado de emissões e usos, capaz de reduzir as emissões de gases estufa. Isso quer dizer que eles pegam da atmosfera o dióxido de carbono emitido por qualquer veículo e usam para fazer mais combustível.
"Então vamos continuamente reutilizando o CO2 existente, com bem pouca ou nenhuma nova emissão. Isso é crucial para limpar setores de transporte a longa distância, principalmente aviões e navios, que são difíceis de serem 'eletrificados' (movidos a energia elétrica)", explica o CEO da Carbon Engineering, Steve Oldham.
Avião supersônico movido a energia limpa
A empresa canadense também desenvolve um avião comercial supersônico, chamado AS2, que utilizará apenas esse novo combustível.
O projeto é importante para diminuir, em curto prazo, a pegada de carbono dos aviões —que é a quantidade de gases de efeito estufa produzida durante voos. A outra opção de energia limpa para o setor, a energia elétrica, ainda está longe de virar realidade.
Dá para fazer, mas ainda custa caro
O grande desafio é produzir esse combustível sintético de maneira mais eficiente. A química por trás de combinar hidrogênio com dióxido de carbônico é simples e conhecida, mas a captura direta de ar, importante para reduzir a poluição atmosférica e as mudanças climáticas, ainda é pouco usada e, portanto, custosa.
A chave do projeto é tornar a produção relativamente barata, em larga escala, e sem gerar emissões significativas de gases estufa. Isso vai exigir o uso de energia elétrica de fontes renováveis, para abastecer a fábrica de máquinas que "sugam" o CO2 do ar, e de hidrogênio "limpo", extraído pela divisão de moléculas de água (H2O).
O combustível também precisará atingir uma densidade energética suficiente para alimentar um voo supersônico. Não se sabe ainda quão mais caro que um combustível de aviação convencional ele será.
Avião Solar Impulse 2 dá a volta ao mundo sem usar combustível
5.jan.2015 - Avião de carga aterrissa no aeroporto de Payerne, na Suíça, nesta segunda-feira (5). Ele vai levar a aeronave Solar Impulse 2, movida a energia solar, a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde a tentativa de voar ao redor do mundo em etapas usando apenas a energia solar terá início em março 2015
Leia mais Fabrice Coffrini/AFP20.jan.2015 - Visitante faz um 'selfie' diante do avião Solar Impulse 2, exposto no aeroporto de Abu Dhabi nesta terça-feira (20) e uma das atrações da Conferência Mundial de Energia para o Futuro nos Emirados Árabes Unidos. O avião é o primeiro movido a energia solar e capaz de voar por vários dias e noites. A aeronave atinge velocidade máxima de 100 quilômetros por hora e será testado em uma viagem que começará em Abu Dhabi, com paradas em Omã, Índia, China e Estados Unidos
Leia mais Karim Sahib/AFP26.fev.2015 - O avião Solar Impulse 2 realiza voo sobre a Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árbes Unidos. Na viagem em que realizará a volta ao mundo, o Solar Impulse 2 se dirigirá primeiro a Omã e às cidades indianas de Ahmedabad e Varanasi. Depois irá a Mandalay, em Mianmar, Chongqing e Nanquim, na China, antes de cruzar o Pacífico com uma escala no arquipélago americano do Havaí. Os dois pilotos suíços que comandam a aeronave irão parar posteriormente em Phoenix e Nova York, de onde partirão ao sul da Europa ou ao norte da África, última escala antes do retorno a Abu Dhabi, no fim de julho ou início de agosto
Leia mais Solar Impulse/Efe1º.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2, pilotado por Bertrand Piccard, sobrevoa Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A aeronave é capaz de voar durante o dia e a noite sem usar nem uma gota de combustível. Apenas com a energia do sol captada por painéis fotovoltaicos, o avião está sendo preparado para realizar uma viagem de volta ao mundo
Leia mais Solar Impulse/Efe2.mar.2015 - O Solar Impulse 2 sobrevoa a Grande Mesquita em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A aeronave, coberta com 17 mil células solares que alimentam seus quatro motores elétricos de hélice, será o primeiro a cruzar oceanos e continentes com a ajuda do sol
Leia mais Solar Impulse/AFP2.mar.2015 - Bertrand Piccard, um dos pilotos suíços da aeronave movida a propulsão solar senta no cockpit antes de voo teste em Abu Dhabi, nos Emirados Árbaes Unidos. A cabine de 3,8 m3 foi projetada para acolher apenas um piloto e não ter ar-condicionado ou calefação. Dispõe, no entanto, de um vaso sanitário
Leia mais Marwan Naamani/AFP2.mar.2015 - Bertrand Piccard, um dos criadores e piloto do Solar Impulse 2, posa para foto dentro da cabine da aeronave movida pela energia solar. Os cofundadores suíços do projeto, Piccard e André Borschberg, querem demonstrar que as tecnologias limpas e as energias renováveis permitem conseguir coisas consideradas até agora impossíveis
Leia mais Solar Impulse/Efe2.mar.2015 - Avião movido a energia solar sobrevoa Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A aeronave realizará uma volta ao mundo sem levar nem uma gota de combustível
Leia mais Solar Impulse/AFP2.mar.2015 - O Solar Impulse 2 realiza voo de teste noturno em Abu Dhabi. Se tudo ocorrer como previsto, o avião partirá no sábado (7) da capital dos Emirados Árabes Unidos para percorrer 35 mil km a uma velocidade relativamente lenta (entre 50 e 100 km/h), numa viagem em que realizará a volta ao mundo
Leia mais Ali Haider/Efe2.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 realiza voo de teste noturno em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Os cofundadores suíços do projeto, Bertrand Piccard e André Borschberg, querem demonstrar que as tecnologias limpas e as energias renováveis permitem conseguir coisas consideradas até agora impossíveis
Leia mais Ali Haider/Efe3.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 realiza voo teste em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A aeronave utiliza apenas a energia solar, captada por painéis instalados sobre suas asas. O Solar Impulse 2 foi criado após o sucesso do primeiro protótipo de avião impulsionado pelo sol. A primeira versão realizou diversos voos, incluindo um de 26 horas ininterruptas, em 2010. O novo Solar Impulse é maior, mais pesado e mais potente que seu antecessor, mas também mais delicado. Os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg, criadores do avião, se revezarão na cabine de comando durante viagem em que darão a volta ao mundo
Leia mais Solar Impulse/Efe9.mar.2015 - Os pilotos suíços Bertrand Piccard (à esquerda) e Andre Borschberg se cumprimentam antes de decolareM com o avião Solar Impulse 2 do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ambos tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses
Leia mais Ali Haider/EFE9.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 aguarda para decolar no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses
Leia mais An Jiang/Xinhua9.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 decola no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses
Leia mais An Jiang/Xinhua9.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 voa logo após decolar do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses. O objetivo é chamar a atenção do mundo para a energia sustentável
Leia mais Ahmed Jadallah/Reuters9.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 voa logo após decolar do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses
Leia mais Jean Revillard/Reuters9.mar.2015 - Pessoas observam o avião Solar Impulse 2 decolar no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses
Leia mais Ali Haider/EFE9.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 decolou do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar
Leia mais Jean Revillard e Olga Stefatou/AP9.mar.2015 - Piloto Andre Boschberg (direita) conversa com o piloto Bertrand Piccard após desembarcarem em Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar
Leia mais Jean Revillard/Reuters9.mar.2015 - O piloto Andre Boschberg (c) posa para uma foto com um homem após desembarcar em Mascate em direção a Ahmedabad, no oeste da Índia. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar
Leia mais Jean Revillard/Reuters10.mar.2015 - Integrante da equipe de solo segura um protetor de vento da aeronave "Solar Impulse 2", avião que está fazendo uma volta ao mundo utilizando somente energia solar, e pousou no aeroporto de Ahmedabad, na Índia. O avião decolou de Muscat, em Omã, na terça-feira (10) para iniciar a segunda parte de sua jornada. A viagem de cinco meses vai cobrir 35 mil quilômetros. Dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e Andre Boschberg, vão se revezar no comando na pequena cabine durante cinco dias consecutivos no ar
Leia mais Amit Dave/Reuters10.mar.2015 - Funcionários se preparam para empurrar o avião "Solar Impulse 2", movido a energia solar, para dentro do seu hangar após pouso no aeroporto no oeste da cidade indiana de Ahmedabad, na madrugada nesta quarta-feira (11), no horário local. O veículo completou a segunda etapa de uma volta ao mundo sem precedentes, que tem por objetivo promover o uso das energias renováveis
Leia mais Amit Dave/Reuters18.mar.2015 - Avião Solar Impulse 2 decola para terceira parte de sua jornada de volta ao mundo após decolar de Ahmedabad, na Índia. O avião, que voa sem combustível e impulsionado pela energia da luz do sol, tem como próximo destino a cidade sagrada hindu de Benarés. Um dos pilotos do avião se queixou da lentidão da burocracia na Índia, que provocou atrasos no cronograma da aeronave
Leia mais Efe/Solar Impulse18.mar.2015 - Avião Solar Impulse 2 decola para terceira parte de sua jornada de volta ao mundo após decolar de Ahmedabad, na Índia. O avião, que voa sem combustível e impulsionado pela energia da luz do sol, tem como próximo destino a cidade sagrada hindu de Benarés. Um dos pilotos do avião se queixou da lentidão da burocracia na Índia, que provocou atrasos no cronograma da aeronave
Leia mais Efe/Solar Impulse19.mar.2015 - Solar Impulse 2 inicia o seu quarto voo de Varanasi, na Índia, a Mandalay, em Mianmar. A foto foi tirada em 18 de março. Em viagem de 35 mil km, que terá duração de cinco meses, os motores da aeronave serão alimentados apenas por energia solar. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Boschberg vão se revezar nos controles durante cinco dias e noites consecutivos no ar
Jean Revillard/Reuters19.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 aterrissa no aeroporto internacional de Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, nesta quinta-feira (19). O avião faz em Mianmar a sua quarta etapa de uma volta ao mundo histórica sem combustível
Soe Zeya Tun/ Reuters19.mar.2015 - O piloto suíço Bertrand Piccard acena ao desembarcar do Solar Impulse 2 no aeroporto internacional de Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, nesta quinta-feira (19). O avião faz em Mianmar a sua quarta etapa de uma volta ao mundo histórica sem combustível
Ye Aung Thu/ AFP19.mar.2015 - Equipe de apoio trabalha na aterrissagem do Solar Impulse 2 no aeroporto internacional de Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, nesta quinta-feira (19). O avião faz em Mianmar a sua quarta etapa de uma volta ao mundo histórica sem combustível
Ye Aung Thu/ AFP19.mar.2015 - Policial fotografa a chegada do Solar Impulse 2 ao aeroporto internacional de Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, nesta quinta-feira (19). O avião faz em Mianmar a sua quarta etapa de uma volta ao mundo histórica sem combustível
Ye Aung Thu/ AFP29.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 levanta voo no aeroporto internacional de Mandalay, em Mianmar, neste domingo. Em viagem de 35 mil km, que terá duração de cinco meses, os motores da aeronave serão alimentados apenas por energia solar. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Boschberg vão se revezar nos controles durante cinco dias e noites consecutivos no ar
Soe Zeya Tun/ Reuters29.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 levanta voo no aeroporto internacional de Mandalay, em Mianmar, e segue para Chongqing, na China, neste domingo
Ye Aung Thu/AFP29.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 levanta voo no aeroporto internacional de Mandalay, em Mianmar, neste domingo. O próximo destino da aeronave é Chongqing, na China. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. A viagem de 35 mil km terá duração de cinco meses
Ye Aung Thu/AFP30.mar.2015 - Técnico checa o avião Solar Impulse 2 após pouso no aeroporto internacional Chongqing Jiangbei, na China, nesta terça-feira (31), no horário local, completando a quinta etapa da primeira volta ao mundo de um avião alimentado apenas por energia solar. Com o piloto Bertrand Piccard no comando, o avião de apenas um lugar pousou no aeroporto de Chongqing à 01h35 local de terça (14h35 de segunda-feira, horário de Brasília), após um voo de 22 horas e meia a partir de Mianmar
Leia mais Reuters30.mar.2015 - Equipe de terra faz a manutenção no avião Solar Impulse 2, que pousou no Aeroporto Internacional de Chongqing Jiangbei, na China. O avião, que é movido a energia solar, realizou uma jornada de mais de 20 horas, cruzando 1.375 quilômetros a partir de Mandalay, em Myanmar, em sua quinta etapa para a circunavegação global
Leia mais AP31.mar.2015 - Equipe de terra do avião Solar Impulse 2 faz a manutenção do avião após seu pouso no Aeroporto Internacional de Chongqing Jiangbei, na China. O avião está em sua quinta etapa de volta ao mundo para chamar atenção para o uso de energias renováveis. O avião é movido inteiramente a energia solar
Leia mais Liu Chan/Xinhua21.abr.2015 - O avião Solar Impulse 2 é avistado antes de pousar no Aeroporto Internacional Nanjing Lukou, na província de Jiangsu. O Solar Impulse 2 finalizou a sexta etapa de sua jornada de 12 etapas para fazer a circunavegação do planeta movido a energia solar. A etapa anterior à chegada durou 17 horas e o avião cruzou de Chongqing a Najing
Leia mais AFP20.abr.2015 - Solar Impulse 2 decola do aeroporto internacional de Jiangbei, em Chongqing, no sudoeste da China, nesta terça-feira (21), horário local. Solar Impulse 2, o maior avião movido a energia solar do mundo, deixou Chongqing terça de manhã e se dirigiu para Nanjing, capital da província de Jiangsu, leste da China
Leia mais Tang Yi/Xinhua21.abr.2015 - Bertrand Piccard, piloto do avião Solar Impulse 2, acena após aterrissar no Aeroporto Internacional de Lukou, em Nankin (China), nesta terça-feira (21). O avião, que busca ser o primeiro da história a dar a volta ao mundo movido por energia alternativa, pousou na cidade chinesa, após partir de Chongqing, que fica a 1.200 km
Leia mais Featurechina/EFE22.abr.2015 - O piloto suíço Bertrand Piccard levanta uma garrafa de champanhe ao pousar o avião Solar Impulse 2 no aeroporto internacional de Nanquim, no sudeste da China, nesta quarta-feira (22). Piccard e seu companheiro Borschberg se revezam no comando do avião solar que iniciou sua viagem ao redor do Mundo em Abu Dhabi em 9 de março. A volta completa deve ser feita em 25 dias voando a velocidades entre 50 e 100 km/h
Leia mais Reuters31.mai.2015 - Em imagem de divulgação, o avião Solar Impulse 2 decola de aeroporto na cidade de Nankin, na China, rumo ao Havaí, nos EUA. Esta será a sétima etapa do desafio de volta ao mundo da aeronave, que é movido exclusivamente por energia solar. Segundo os responsáveis, este trecho de travessia do oceano Pacífico será o mais complicado do projeto devido à instabilidade do clima nesse oceano, agravada pela atual temporada de tufões, e à enorme distância do voo. O piloto suíço André Borschberg espera completar a viagem em cinco dias
Divulgação/Global Newsroom/EFE1º.jun.2015 - O Solar Impulse 2, avião movido a energia solar, sobrevoa região montanhosa de Nagano em direção a Nagoia, no Japão. Devido ao mau tempo, a aeronave foi forçada a aterrissar em Nagoia, à espera de melhores condições meteorológicas. O avião pretender dar a volta no planeta utilizando apenas energia solar
Leia mais Andre Borschberg/AFP2.jun.2015 - O avião Solar Impulse 2 é inspecionado após pousar no aeroporto de Nagoia, no Japão. A aeronave foi obrigada a a fazer uma escala não programada na cidade devido ao mau tempo que atinge a região. Movido exclusivamente a energia solar, o avião está numa viagem de volta ao mundo e se prepara para cruzar o oceano Pacífico em direção ao Havaí. Essa etapa do trajeto está prevista para durar seis dias ininterruptos e é considerada a mais difícil de todo o projeto
Toshifumi Kitamura/AFP23.jun.2015 - Piloto suíço Andre Borschberg abraça sua esposa, Yasemin Borschberg, em Nagoya, no Japão. Eles poderão ficar um tempo a mais juntos, pois o vôo do Solar Impulse 2 foi adiado devido ao mau tempo
Leia mais Thomas Pete/Reuters25.jun.2015 - O avião Solar Impulse 2, que tentava há semanas decolar do Japão para cruzar o Pacífico, pode ficar parado por um ano, disse o piloto em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (25)
Leia mais Thomas Peter/ Reuters29.jun.2015 - Após parada não programada de um mês no Japão devido ao mau tempo, Solar Impulse 2 reinicia trajeto mais ousado da jornada ao redor do globo: a travessia sobre o Pacífico, entre o Japão e o Havaí
Leia mais EFE/Solar Impulse / Jean Revillard3.jul.2015 - Solar Impulse 2, avião movido por energia solar, se aproxima do aeroporto de Kalaeloa, em Honolulu, no Havaí (EUA), nesta sexta-feira (3). A viagem de 120 horas feita de Nagoya, no Japão, quebrou o recorde de voo solo sem escala mais longo do mundo, de acordo com a equipe
Leia mais Jean Revillard/Global Newsroom/AP3.jul.2015 - Solar Impulse 2, avião movido por energia solar, se aproxima do aeroporto de Kalaeloa, em Honolulu, no Havaí (EUA), nesta sexta-feira (3). A viagem de 120 horas feita de Nagoya, no Japão, quebrou o recorde de voo solo sem escala mais longo do mundo, de acordo com a equipe
Leia mais Jean Revillard/Global Newsroom/AP3.jul.2015 - Bertrand Piccard (à esq.) e Andre Borschberg acena após posarem no aeroporto de Kalaeloa, em Honolulu, no Havaí (EUA), nesta sexta-feira (3), a bordo do Solar Impulse 2, primeiro avião movido à energia solar a fazer uma volta ao mundo. A viagem de 120 horas feita de Nagoya, no Japão, quebrou o recorde de voo solo sem escala mais longo do mundo, de acordo com a equipe
Leia mais Marco Garcia/AP3.jul.2015 - Pilotado por Andre Borschberg, o do Solar Impulse 2 se prepara para pousa no aeroporto de Kalaeloa, em Honolulu, no Havaí (EUA), nesta sexta-feira (3). O avião é o primeiro movido à energia solar a fazer uma volta ao mundo. A viagem de 120 horas feita de Nagoya, no Japão, quebrou o recorde de voo solo sem escala mais longo do mundo, de acordo com a equipe
Leia mais Hugh Gentry/Reuters31.mar.2016 - O avião Solar Impulse 2 é visto no aeroporto de Kalaeloa, em Honolulu, no Havaí (EUA), nesta foto registrada em 3 de março e divulgada nesta quinta-feira (31). O avião experimental suíço que só utiliza energia solar deve retomar sua volta ao mundo no dia 15 de abril saindo do Havaí, desde que as condições climáticas sejam favoráveis, rumo à América do Norte. O aparelho ficou parado por vários meses para reparar as baterias, danificadas durante a última etapa da travessia do Pacífico, uma viagem recorde de cinco dias e cinco noites entre Nagoya, no Japão, e o arquipélago do Havaí
Eugene Tanne/AFP24.abr.2016 - O avião Solar Impulse 2 sobrevoa San Francisco, Califórnia (EUA). O avião movido a energia solar aterrissou na Califórnia após um voo de três dias sobre o oceano Pacífico, como parte de sua viagem ao redor do mundo. O piloto Bertrand Piccard conseguiu pousar o "Solar Impulse 2" em Mountain View, no Vale do Silício, sul de São Francisco, após 62 horas voando sem escalas
Leia mais Jean Revillard/AFP2.mai.2016 - O piloto Andre Borschberg pousou o avião Solar Impulse 2 na cidade de Phoenix, nos EUA, em etapa da viagem de volta ao mundo que deverá ser concluída utilizando apenas energia solar
Leia mais Matt York/AP22.mai.2016 - O avião Solar Impulse 2, movido a energia solar, aterrissou em Dayton, Ohio, no sábado, na última etapa da viagem destinada a quebrar o recorde de trajeto ao redor do mundo sem consumo de combustível. O piloto suíço Andre Borschberg (à dir.) comemorou ao lado do cocriador do avião, Bertrand Piccard (à esq.)
Leia mais AFP25.mai.2016 - O avião Solar Impulse 2 decolou de Ohio, nos Estados Unidos, em seu mais recente trajeto de uma jornada pelo mundo. A aeronave suíça partiu do aeroporto Internacional de Dayton rumo ao aeroporto Internacional Lehigh Valley em Allentown, na Pensilvânia. O voo deve durar cerca de 17 horas. A aeronave está equipada com 17 mil células solares, que abastecem os propulsores e carregam baterias. O avião consegue voar à noite com a energia estocada. Ele é pilotado por dois suíços, Bertrand Piccard e Andre Borschberg
Leia mais Jean Revillard/Solar Impulse11.jun.2016 - O avião Solar Impulse 2 se aproxima de Nova York para pouso no aeroporto JFK, após decolar de Lehigh Valley, a cerca de 120 km. A aeronave movida a energia solar partiu de Abu Dhabi em 9 de março de 2015 com o projeto de voar ao redor do mundo, em uma jornada de 35 mil quilômetros e 500 horas. Neste sábado, ao chegar a Nova York, a expedição completou 29.800 km de viagem, faltando apenas duas etapas para a conclusão, de volta a Abu Dhabi
Leia mais Jean Reivillard/Reza/AFP20.jun.2016 - O avião Solar Impulse 2 sobrevoa a Estátua da Liberdade, em Nova York, EUA. O avião iniciou nesta segunda-feira em Nova York uma perigosa travessia transatlântica de quatro dias como parte de sua volta ao mundo para promover as energias renováveis
Leia mais Solar Impulse 2/ Jean Revillard/ Rezo/ AFP23.jun.2016 - O avião Solar Impulse 2 pousou nesta quinta-feira em Sevilha, sul da Espanha, três dias depois da decolagem em Nova York para a 15ª etapa de sua inédita volta ao mundo utilizando como combustível apenas a energia solar. "É a primeira travessia do Atlântico de um avião solar!", celebrou o piloto suíço Bertrand Piccard, pouco antes de descer do avião
Leia mais Cristina Quicler/AFP13.jul.2016 - O avião Solar Impulse 2, que dá a volta ao mundo utilizando apenas a luz do sol como combustível, fez a penúltima etapa de seu percurso. A aeronave pousou no Cairo, no Egito, passando pelas pirâmides do país. O Solar Impulse 2 decolará nos próximos dias rumo a Abu Dhabi, em Dubai, na última etapa da volta ao mundo
Leia mais Jean Revillard, Rezo via AP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.