Algoritmo do Facebook barra anúncio com foto de cebola e explica: 'Sexual'
Um anúncio de sementes de cebola foi barrado pelo algoritmo do Facebook, que o considerou "abertamente sexual". O caso é bastante inusitado pois nada há de explícito no conteúdo. Ele contém apenas uma imagem de uma pilha de cebolas, postada pela empresa canadense Gaze Seed Company.
Ainda assim, o filtro automático anti nudez da rede social de Mark Zuckerberg insistiu que se tratava de algo que ia contra as diretrizes da plataforma.
"Acabamos de ser notificados pelo Facebook que a foto usada para a nossa semente de cebola Walla Walla é 'Abertamente Sexual' e, portanto, não pode ser anunciada para ser vendida em sua plataforma... Você vê a mesma coisa?", escreveu a vendedora de sementes, no Facebook.
Diante do bizarro engano do algoritmo, o gerente da Gaze Seed Company, Jackson McLean, supôs até uma possível explicação. "Acho que algo sobre as duas formas redondas [das cebolas] pode ser mal interpretado como seios ou algo assim, nu de alguma forma", apontou Jackson, de acordo com o site da CBS Canadá.
Ainda segundo o gerente, a empresa paga o Facebook pela publicidade e pretende lutar contra a falha que impediu a divulgação do produto. A companhia não irá desistir e deve ainda produzir um novo anúncio envolvendo sementes de cebolas na primavera canadense.
Jackson confessa contudo que, assim que ficou sabendo do erro do algoritmo, achou a situação engraçada. "Você teria que ter uma imaginação muito ativa para olhar para isso e tirar algo sexual disso (...)", comentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.