Nuvens que parecem óvnis são finalistas em prêmio de fotografia; veja
A Royal Meteorological Society (RMS), uma organização britânica de estudos de meteorologia, anunciou nesta semana os vencedores e finalistas do seu anual prêmio de fotografia. Entre os ganhadores deste ano estão tempestades, neblinas, arco-íris, halos solares e... discos voadores?
Na verdade, não. A imagem que você vê acima é de uma nuvem lenticular, popularmente conhecida como "nuvem óvni", fotografada em março de 2019 na Argentina pelo chileno Francisco Javier Negroni Rodriguez. Apesar do posicionamento suspeito, esta é uma formação comum em regiões montanhosas como a da Patagônia.
Segundo a RMS, nuvens lenticulares surgem quando um intenso processo de condensação e evaporação acontece dentro de nuvens formadas no topo de montanhas como esta em El Chaltén.
Outras nuvens também ficaram entre as finalistas do prêmio da RMS. A fotografia a seguir ficou em segundo lugar no concurso e mostra o que se chama de "nuvem monstro" ou "nuvem estante". "O ar quente e úmido que sobe dentro da corrente ascendente de uma tempestade esfria e condensa acima da corrente descendente resfriada pela chuva", produzindo este formato assustador, segundo a RMS.
A fotografia abaixo pode te lembrar de uma frota de discos voadores se preparando para invadir a Terra, mas é apenas mais uma nuvem. Chamada "mammatus", esta formação costuma surgir na parte inferior de uma tempestade e é resultado do ar frio e úmido da chuva se chocando com o ar seco de uma região que há tempos não via água caindo do céu.
Já a foto a seguir rendeu o prêmio de "revelação do ano" (sem trocadilhos) para a autora. A jovem americana Emma Rose Karsten, de apenas 17 anos, registrou o momento em que uma tempestade de trovões se formava sobre o estacionamento do seu colégio em Wildwood, Missouri. Essa não parece disco voador, mas também assusta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.