De cara nova: entenda o novo layout do Instagram, que foca Reels e compras
Há alguns meses, o Instagram vinha testando diferentes interfaces em vários países, mas agora o aplicativo do Facebook bateu o martelo e mostrou as mudanças que serão feitas no layout da página de perfil de seus usuários. As novidades miram no Reels, recurso de criação e exibição de vídeos curtos, e no Shop, que oferece compras dentro da rede social.
Segundo a empresa, as alterações já poderão ser conferidas pelos usuários a partir desta quinta-feira (12).
Como vai ficar?
Os ícones para criação de conteúdo (símbolo de +) e de registro da atividade do usuário (ícone do coração) foram remanejados. Agora eles aparecem no canto superior direito da tela, ficando ao lado da função Direct (para a troca de mensagens).
Já a barra de navegação localizada na parte de baixo da tela recebe agora duas novas abas, somando cinco: Feed, Explorar (lupa), Reels, Shop (compras) e Perfil.
"Faz tempo que não fazemos mudanças tão significativas no app, mas estamos seguindo as tendências e priorizando o que as pessoas querem ver", disse a Tilt a diretora de Operações do Instagram para América Latina, Adriana Grineberg.
A empresa afirmou que foram conduzidos testes por meses em mais de 50 países para a definição do modelo escolhido.
"Estamos lançando a aba Reels para ser uma espécie de palco, um lugar onde as pessoas podem compartilhar sua criatividade com o mundo e ter a chance de serem descobertas por uma nova audiência", afirmou Adam Mosseri, diretor-executivo do Instagram, em comunicado.
Aqui é bom lembrar que o Reels surgiu como uma aposta de embate ao TikTok, o aplicativo da moda mais baixado no mundo no primeiro trimestre deste ano— e centro de uma batalha comercial nos Estados Unidos com chance de bloqueio dele no país.
Basicamente, o TikTok oferece a opção de os usuários gravarem vídeos curtos e compartilharem na plataforma. Notou semelhanças?
O Facebook chegou a ser acusado de plágio pela ByteDance, empresa dona do TikTok, por supostamente ter copiado funcionalidades que se popularizaram com aplicativo chinês.
A empresa negou. Em agosto, Vishal Shah, vice-presidente de produtos do Instagram, reconheceu as semelhanças, mas disse que "a inspiração para produtos vem de todos os lugares", incluindo as equipes do Facebook e "o ecossistema de maneira mais ampla".
Já deu para ver aqui que o Facebook terá um grande desafio pensando em mercado, principalmente com o público jovem, que já invadiu o TikTok há tempos.
Compras dentro da rede social
Já na aba "Shop", será possível fazer compras diretamente do Instagram. O usuário vai encontrar produtos de perfis de lojas que segue, além de receber recomendações personalizadas, baseadas em seus interesses, e escolhas de editores em uma curadoria organizadas pelo perfil @shop, com vídeos, novas coleções de mercadorias e mais.
"O Instagram se tornou uma grande vitrine, dando visibilidade, inclusive, a pequenas empresas", afirmou Adriana.
O Instagram, que começou a fazer sucesso pelos filtros para editar fotos, completou 10 anos de existência no dia 6 de outubro. Hoje é uma das redes sociais mais populares do mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.