Android não atualiza? Saiba o que dá para fazer para driblar o problema
Manter o sistema operacional de seu smartphone atualizado não é uma futilidade. A cada atualização, novos recursos são incorporados e muitos problemas, inclusive falhas de segurança, são corrigidos — outros aparecem, é verdade. O processo é simples, gratuito e, na maior parte das vezes, rápido.
Você pode verificar se existem atualizações disponíveis entrando em "Configurações" - "Atualização de software" - "Baixar e instalar". É importante destacar que esse passo a passo pode variar de acordo com o modelo do Android e que nem sempre haverá uma nova atualização disponível.
Mas pode ser que o Android de seu dispositivo deixou de atualizar porque seu celular:
- não tem mais espaço no armazenamento interno;
- já está velhinho e não é mais capaz de suportar as novas versões;
- tem um fabricante que decidiu não liberar mais a atualização para ele.
Se você se enquadra em um desses casos, é importante já ir pensando em trocar de aparelho, mas se essa ainda não é uma opção existem alguns truques que podem deixar seu smartphone com cara de atualizado.
Antes de começar, a gente já te aconselha a fazer um backup dos seus arquivos. Isso vale para qualquer procedimento que envolva o sistema operacional.
ROMs customizadas
Uma forma de burlar os limites impostos pela fabricante é usar as chamadas ROMs customizadas. Elas são softwares produzidos por desenvolvedores independentes e entusiastas do Android que acabam trazendo para celulares antigos funcionalidades e desempenho da versão mais atual do sistema operacional.
Mas para isso é preciso ter certo nível de conhecimento técnico para se aventurar no mundo das ROMs customizadas.
A mais famosa dessa comunidade de desenvolvedores é a LineageOS, que no seu site afirmar estender "a funcionalidade e a vida útil de dispositivos móveis de mais de 20 fabricantes diferentes, graças à nossa comunidade de código aberto de colaboradores de todo o mundo".
Além dela, existem outras comunidades de desenvolvedores igualmente famosas, como a Resurrection Remix e a Aosp Extended, que também prometem oferecer sempre "as últimas atualizações de código-fonte e segurança do Android".
Embora já tenha sido muito populares no passado, os usuários têm visto poucas atualizações e notícias mais recentes dessas plataformas.
É preciso salientar que ao realizar um processo desse tipo você corre o risco de perder a garantia do fabricante. Mas se você quiser se aventurar, dá para usar aquele smartphone velhinho cuja garantia já expirou e que está esquecido no armário como cobaia.
Dar aquele tapa na interface
Nos casos em que o problema é apenas a aparência do Android — afinal, você não quer ser visto por aí com uma versão desatualizada — há aplicativos que te permitem customizar a interface do seu aparelho. Dois deles são o U Launcher Lite 2020 e o Nova Launcher que te deixam customizar a interface do seu celular.
O primeiro te permite personalizar o telefone, baixar papéis de parede e temas, em 3D e 4D, esconder apps privados, entre outras funcionalidades.
O segundo não tem as funções de papéis de parede e temas em 3D e 4D, mas tem funções parecidas de customização e garante trazer "os recursos mais recentes do iniciador Android para todos os outros telefones".
Mas, como nem tudo são flores, e tem alguns usuários reclamando da quantidade de anúncios e do download de aplicativos desnecessários na versão gratuita do U Launcher Lite 2020. Já sobre o Nova Launcher, tem gente reclamando que faltou atualizar a navegação para o Android 10.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.