A bordo de cápsula da SpaceX, missão da Nasa chega com sucesso à ISS
Sem tempo, irmão
- A bordo dela estão os astronautas da missão Crew-1
- O lançamento foi feito em parceria com a SpaceX, de Elon Musk
- Astronautas vão cultivar rabanetes, testar novo traje espacial, entre outras pesquisas
- A missão abre oportunidades comerciais de acesso à órbita da Terra e à ISS
- Astronautas ficarão na ISS por seis meses e vão voltar no próximo outono
A cápsula Crew Dragon acoplou com sucesso perto da 1h, no horário de Brasília, no módulo Harmony da estação na ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês). A bordo dela estão os astronautas da missão Crew-1, a primeira de seis missões tripuladas feitas pela Nasa em parceria com uma empresa privada, a SpaceX — do bilionário Elon Musk —, como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência.
A cápsula, apelidada de "Resiliência" pelos tripulantes, decolou com o foguete SpaceX Falcon 9 às 21h27 do domingo do Centro Espacial Kennedy da Nasa, situado no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).
Estavam a bordo dela os astronautas da Nasa Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, além de Soichi Noguchi, da Jaxa (Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa).
O lançamento estava previsto para o sábado (14), mas precisou ser adiado por causa das condições climáticas.
A decolagem do domingo foi um sucesso, apesar de um vazamento de ar ter causado uma queda de pressão inesperada na cápsula menos de duas horas antes da partida, segundo informaram as autoridades da Nasa. Técnicos disseram ter realizado um exame de vazamentos bem-sucedido e o lançamento previsto foi mantido.
Além de ser a primeira tripulação internacional de quatro pessoas lançada em uma espaçonave comercial, a Crew-1 também aumentará, pela primeira vez, de seis para sete o número de tripulantes de longa duração a bordo da ISS.
A americana Kate Rubins e os russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkovo já estão na estação espacial. Os novos moradores ficarão na ISS por seis meses e devem voltar à Terra no próximo outono.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.