"Senha" entra para ranking das mais usadas no mundo, e ela é péssima
Sem tempo, irmão
- Empresa divulgou uma lista com as piores senhas usadas no mundo
- Além do famoso "123456", a palavra em português "senha" está entre elas
- O resultado é mais um alerta sobre os riscos de segurança
Apesar de inúmeros golpes virtuais, tentativas de ataques cibernéticos, clonagem de WhatsApp e invasão a computadores, muitas pessoas seguem sem preocupar com as senhas que utilizam para proteger os seus dados. Uma lista com as credenciais mais usadas no mundo em 2020 aponta que a famosa "123456" é ainda a mais popular. Para piorar os riscos, uma palavra em português está no Top 10 das menos seguras.
De acordo com o levantamento da Nordpass, uma empresa de VPN, a palavra "senha" aparece na décima colocação entre as chaves de segurança mais usadas neste ano no mundo, sendo utilizada por 167.228 pessoas. O estudo diz que cibercriminosos necessitam de apenas dez segundos para quebrar essa credencial.
A senha "123456" foi a mais utilizada no ano, com 2,5 milhões de usuários apostando nessa combinação — ela ficou em segundo lugar no ranking do ano passado. Se em 2019 a chave "12345" ocupou o a liderança, neste ano ela caiu para oitavo no levantamento.
Curiosamente, o segundo lugar do ranking em popularidade é a variação desse conjunto, com a senha "123456789". Sim, os quatro números sequenciais a mais foram incluídos pela falsa crença de "fortalecer" a proteção de dados pessoais. Ela foi utilizada por nada menos do que 961 mil pessoas, segundo a Nordpass.
Em terceiro lugar do ranking está a senha "picture1", novata no ranking. Utilizada por mais de 371 mil usuários, ela pode ser quebrada pelos cibercriminosos em até três horas, de acordo com o levantamento. Esse tempo é bem superior ao necessário para as outras oito primeiras colocadas, que dão menos de um segundo de trabalho para os invasores.
Completam a lista das dez primeiras colocadas a palavra "password" (senha, em inglês), "12345678", "111111", "123123" e "1234567890". Além dessas senhas, basta uma passada de olho pelo ranking para encontrar "abc123", "000000" ou ainda "iloveyou" entre as mais utilizadas.
O ranking das 200 piores senhas também possui algumas eficazes. A senha que mais daria trabalho para os hackers é a "jobandtalent", utilizada por 34,5 mil usuários e que levaria a ficar cerca de três anos para ser decifrada. A segunda mais eficiente é "x4ivygA51F", que levaria 12 dias para ser descoberta.
Categorias
Segundo a Nordpass, a maioria das pessoas usa senhas simples e fáceis de lembrar "porque é conveniente". Por isso, a empresa também fez um levantamento de categorias mais utilizadas para a criação de senhas.
As palavras-chaves mais criadas pelos usuários de internet são baseadas em números, palavrões, layout do teclado (QWERTY), dispositivo, nomes, entretenimento, palavras positivas, esportes, senha, letras aleatórias e comida.
"O problema é que a maioria das senhas fáceis para a memória são altamente vulneráveis a criminosos", alerta o levantamento.
Como criar senhas fortes?
Criar senhas fortes é essencial para se proteger ao utilizar a internet, por isso:
- Evite usar combinações de números ou combinações de sequências de teclado como "qwerty" ou "asdfg", além de sequência de números, como "123456";
- Evite caracteres repetidos como "aaaa";
- Em nenhuma circunstância, escolha senhas com bases em detalhes pessoais que podem não ser totalmente confidenciais como seu número de telefone, a data de nascimento ou nome;
- Não repita senhas em várias contas.
"Essas senhas são terríveis, pois são muito fáceis de quebrar", diz a empresa, segundo a qual, o usuário não deve se contentar em criar uma senha menor do que 12 caracteres.
"Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para diminuir significativamente o risco de quebrar suas senhas. Além disso, certifique-se de alterar suas senhas pelo menos a cada 90 dias", aconselha.
Confira o ranking das 10 piores senhas de 2020
- 123456
- 123456789
- picture1
- password
- 12345678
- 111111
- 123123
- 12345
- 1234567890
- senha
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.