Justificou pelo e-Título? TSE cobra multa de quem fez o processo pelo app
Sem tempo, irmão
- Eleitores que conseguiram justificar pelo app relatam cobrança de multa
- Quem justificou também não consegue emitir o certificado de quitação eleitoral
- TSE afirma que o prazo para processar as justificativas vai até 7 de janeiro
- Comprovante de justificativa "deferido" serve como prova da quitação eleitoral
Justificar a ausência no primeiro turno pelo e-Título foi um calvário para muitos dos eleitores que estavam longe das suas zonas eleitorais no dia 15 de novembro, devido a instabilidades no aplicativo da Justiça Eleitoral. Ainda assim, cerca de 400 mil pessoas haviam conseguido usar o app para justificar a ausência na urna até as 8h30 do domingo do primeiro turno.
Para quem conseguiu pelo app, no entanto, está sendo cobrada uma multa como se a justificativa de ausência não tivesse sido feita. Irregularidades com a Justiça Eleitoral podem causar uma série de problemas burocráticos para o cidadão: como ficar impossibilitado de tirar o passaporte e carteira de identidade, por exemplo.
Por causa da pandemia, o tribunal incentivou eleitores a baixarem o aplicativo para fazer a justificativa, em vez de se dirigir a um local de votação. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao todo 2,2 milhões de eleitores entraram com o processo na Justiça Eleitoral até agora, mas só 630 mil pessoas justificaram a ausência no dia do primeiro turno. É possível justificar até 60 dias depois da votação.
Quando o usuário do app tenta emitir a certidão de quitação eleitoral, seja pelo app ou no site do TSE, aparece uma mensagem dizendo que ele precisa entrar em contato com o Cartório Eleitoral para regularizar a inscrição.
Basta entrar na seção "Débitos eleitorais" para se dar conta de que a multa pela ausência está lá, junto com a opção de emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União).
A multa aparece mesmo para aqueles cuja justificativa de ausência consta como "deferida" no sistema do Justifica Internet (onde é possível acompanhar o status do Requerimento de Justificativa Eleitoral, de posse do número de protocolo).
Com a proximidade do segundo turno, alguns eleitores já se deram conta, ao acessar o app, de que estão com a situação irregular apesar de terem conseguido, a duras penas, justificar a ausência no primeiro turno pelo e-Título.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.