Meme do caixão, futebol e FreeFire: o que mais bombou no YouTube em 2020
Sem tempo, irmão
- Lives com transmissão de jogos de futebol são destaques
- Lista de mais bombados de 2020 tem predominância de vídeos longos
- Pandemia mudou consumo no YouTube fazendo pessoas buscarem vídeos sobre receitas e exercícios
- Em ranking musical, funk e sertanejo predominam, mas pisadinha emplaca duas posições
- Nos últimos dois anos, top 10 de vídeos musicais do país só tem artistas brasileiros
Com a chegada de dezembro, começa a temporada de listas com balanço de 2020. Quem estreia a tradição é o YouTube, que anunciou nesta terça-feira (1º), os vídeos que mais bombaram durante o ano.
Diferente de 2019, este ano o resultado foi curioso: há poucos memes e vários vídeos de longa duração entre os de maior sucesso, sobretudo transmissões ao vivo. Para não ser injusto, um dos poucos memes da lista vem do pessoal do canal Você Sabia, explicando a história por trás do Meme do Caixão.
De resto, a grande maioria são de vídeos bastante longos. Isso pode ser explicado pela situação sanitária pós-covid, que fez com que as pessoas ficassem mais tempo em casa e consumissem mais vídeos online.
"Isso causou uma mudança de hábitos de consumo, além de fazer com que novos usuários descobrissem novos conteúdos dentro da plataforma", disse Bruno Telloli, gerente de cultura e tendências do YouTube Brasil, em conversa com Tilt. A categoria predominante do ano é a de entretenimento.
Os líderes no ranking geral são duas transmissões ao vivo de jogos de futebol: Flamengo x Fluminense e Flamengo x Boa Vista pela Taça Rio, cuja transmissão teve mais de quatro horas. Importante ressaltar que este tipo de transmissão só passou a acontecer depois que os clubes passaram a escolher uma plataforma para disponibilizar o jogo. A medida, conhecida como MP do Mandante, inclusive caducou após o Congresso ter ignorado a votação dela.
Dentre os youtubers superfamosos, Whindersson Nunes aparece na terceira posição com o vídeo "Dinheiro Traz Felicidade?", enquanto Felipe Neto vem na quarta posição, em um vídeo em que mostra sua estreia no jogo Minecraft.
Ainda falando em vídeos longos, no top 10 temos a Copa América do jogo de celular Free Fire (com uma transmissão de cinco horas), o filme "O Enigma", do pessoal do ViihTube (2h22m) e o especial de stand-up do comediante Thiago Ventura (1h23s).
Vale ressaltar que por "vídeos mais bombados", o YouTube considera apenas envios feitos em 2020, tirando videoclipes, trailers e vídeos infantis. Os dados considerados para este levantamento vão de 1º de janeiro a 15 de novembro de 2020. Abaixo, a lista completa:
- FluTv - Fla-Flu Ao Vivo - Final da Taça Rio - Além das lives musicais, os eventos esportivos foram referência em 2020 no YouTube. A final disputada por Fluminense e Flamengo foi transmitida no dia 8 de julho, pelo canal oficial da equipe tricolor durante o período de distanciamento social, e registrou o pico de 3,6 milhões de visualizações simultâneas.
- Flamengo x Boavista Ao Vivo - Taça Rio - Outro momento importante nas transmissões ao vivo foi a final da Taça Rio, realizada em 1º de julho pela FLA TV, no Maracanã, também com portões fechados por conta do período de isolamento social. A live chegou a 2,2 milhões de visualizações simultâneas.
- Dinheiro traz felicidade? - Whindersson Nunes não parou de produzir conteúdo neste ano. O criador, que traz questionamentos sobre o dinheiro e a fama neste vídeo, também anunciou sua segunda temporada de sua série original no YouTube "Whindersson Nunes - Próxima Parada", prevista para 2021.
- Felipe Neto Minecraft #1 - 2020 foi um ano e tanto para Felipe Neto. Eleito pela revista "Time" uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, estreou uma nova série em seu canal em março com suas aventuras no "Minecraft", um jogo que permite a criação de objetos e cenários e com um visual em formato de blocos.
- Thiago Ventura I Especial Só Agradece l Legendado [4K] - O humorista Thiago Ventura lançou o seu especial "Modo Efetivo", que estreou na plataforma em março de 2020. Além disso, o ano foi proveitoso para o comediante, que alcançou 5 milhões de inscritos em seu canal.
- O Enigma - Completo - Além dos vlogs e vídeos mais curtos, a criadora Viih Tube divulgou, em janeiro, a íntegra do filme "O Enigma", que protagoniza ao lado de outros youtubers. A história retrata a vida de um grupo de acampamento de verão com diversos mistérios.
- Truques divertidos e geniais com alimentos II Dicas sobre alimentos por 124 GO! - A versão em português do Canal 123 Go! mostra diversas experiências e truques divertidos com alimentos.
- Copa América 2020 | Free Fire - A transmissão da Copa América de Free Fire aconteceu em janeiro, na Cidade do México, e o torneio reuniu 12 dos melhores times da América Latina, incluindo a participação de equipes brasileiras como Corinthians, paiN Gaming e LOUD.
- Entenda a história por trás dos MEMES DA DANÇA COM CAIXÃO - O vídeo de homens dançando ao som de música eletrônica, enquanto carregam um caixão em um funeral, viralizou nas redes sociais. Em abril, o canal Você Sabia explicou a história por trás desse meme, um dos maiores de 2020.
- PARÓDIA | TUDO OK - THIAGUINHO MT FEAT MILA - Canal No Matinho fez uma paródia divertida do sucesso do último Carnaval: a música Tudo Ok, de Thiaguinho MT com Mila e JS O Mão de Ouro.
Aprendendo em casa
De acordo com Teloli, além do top 10, neste ano tivemos algumas tendências que mostram como o interesse das pessoas mudou.
Um dos destaques foram conteúdos com o termo "receita fácil" no título. Segundo o YouTube, estes vídeos tiveram mais de 1 bilhão de visualizações entre março e setembro deste ano. Durante o mesmo período, conteúdos com o termo "para iniciantes" somaram mais de 280 milhões de visualizações, geralmente ligado a dicas de como cozinhar ou como cortar o cabelo, por exemplo. Outra tendência foi os vídeos de exercícios físicos com o termo "sem equipamento", que tiveram mais de 190 milhões de visualizações.
"A pandemia mudou os hábitos de consumo, mostrando um maior desejo por aprender coisas novas e interesse pelo que estava acontecendo", explicou o executivo do YouTube Brasil.
O povo gosta é do piseiro
No campo musical, 2020 segue uma tendência iniciada no ano passado: o ranking dos 10 vídeos mais conta apenas com artistas brasileiros. "No passado, sempre havia um mix composto com artistas internacionais. Isso só para mostrar como aumentou o acesso da população à música e que os cantores têm usado bastante a internet para divulgar seus clipes", afirmou Teloli.
No que diz respeito a gêneros musicais, funk, sertanejo, pop e rap dominam. No entanto, neste ano, um dos destaques foi a banda Barões da Pisadinha, que emplacaram dois vídeos na lista com as músicas "Recairei" e "Basta você me ligar".
"O crescimento dos Barões da Pisadinha aconteceu em parte pelo videoclipe e com o crescimento no YouTube Music. Sem contar que fizeram lives e as pessoas, de fato, quiseram saber mais da banda", explicou o gerente de cultura e tendências do YouTube Brasil. "Isso também mostra a força do Norte e do Nordeste, cruzando as barreiras dos estados".
Abaixo a lista dos vídeos musicais que mais bombaram no Brasil em 2020:
- Marília Mendonça - GRAVETO (Todos Os Cantos)
- Henrique e Juliano - VOLTA POR BAIXO - DVD Ao Vivo No Ibirapuera
- MC Niack - Oh Juliana (kondzilla.com)
- Os Barões da Pisadinha - Basta Você Me Ligar (Ao Vivo) ft. Xand Avião
- Os Barões da Pisadinha - Recairei (Ao Vivo)
- Dennis & MC Don Juan - Te Prometo (Clipe Oficial)
- Poesia Acústica #9 - Melhor Forma - L7NNON | CHRIS | Xamã | Lourena | Cesar Mc | Djonga | Filipe Ret
- MC Marks - Deus é por Nós - Dj Muka (Clipe Oficial)
- Eduardo Costa - Ainda Tô Aí (Clipe Oficial ) DVD #ForaDaLei
- Luísa Sonza - BRABA
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.