Mapa do Universo: Austrália tira megafoto em 360° de 3 milhões de galáxias
Astrônomos acabam de mapear mais de 3 milhões de galáxias —1 milhão delas até então desconhecidas—, em menos de duas semanas. O resultado é um verdadeiro atlas do Universo, com imagens em alta resolução. Você pode até dar uma volta virtual, mas recomendamos usar uma tela grande para isso.
As imagens foram captadas por um radiotelescópio na Austrália, o Askap (Descobridor de Alcance de Quilômetro Quadrado Australiano, na sigla em inglês), desenvolvido e operado pela Csiro, agência científica do país. Em apenas 300 horas (12 dias), 83% do céu foi mapeado. Um recorde!
Chamada de RACS (sigla em inglês para Pesquisa Contínua e Rápida do Askap), esta é a mais detalhada pesquisa do céu já realizada com ondas de rádio. Foram produzidas 903 fotos, cada uma "olhando" para uma parte do céu, durante 15 minutos de exposição. Algumas galáxias são destacadas pelo site com foto e mais informações.
Os 13,5 exabytes de dados RAW (tipo de arquivo de imagem superior ao JPEG) foram processados pelo supercomputador Galaxy, que combinou as imagens. O resultado é um panorama completo, com 70 bilhões de pixels.
À primeira vista, parece uma cena comum de um céu noturno. Mas a maioria dos pontos brilhantes, em vez de uma estrela, representa uma galáxia inteira. Imagens na resolução original podem ser baixadas nos arquivos do Askap.
"A RACS é como um Google Maps das galáxias distantes do Universo. E cerca de 1 milhão delas nós nunca havíamos visto antes", declarou a Csiro em um comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.