Aplicativo permite selecionar e ouvir frases usando os olhos; veja teste
O Google lançou um novo aplicativo para smartphone que permite selecionar frases apenas com o movimento dos olhos, para que elas sejam ditas por uma voz automatizada —que pode, inclusive, ser editada.
Em teste realizado por Tilt, o Look to Speak se mostrou bastante eficaz no que se propõe: facilitar a comunicação de pessoas com deficiência motora e de fala.
O aplicativo é compatível com Android (9.0 e superior, incluindo Android One), e foi idealizado para trabalhar em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Tilt testou o aplicativo. Para os brasileiros, o maior problema é que tudo ainda está em inglês, inclusive as instruções. Mas a configuração é rápida e fácil.
Logo após baixar o aplicativo, é necessário conceder a permissão para o acesso à câmera do celular. Depois de assistir um vídeo sobre o funcionamento do app (em inglês, abaixo), posicione a cabeça do usuário no círculo indicado. Daí, são feitos testes para a movimentação dos olhos.
O aplicativo rastreia o movimento dos olhos do usuário —para esquerda, direita ou para cima— de forma que a pessoa escolha a frase desejada em duas listas diferentes.
Quando se olha para a esquerda, a coluna da direita é excluída, e assim sucessivamente, até que a frase seja selecionada e falada pelo aplicativo. A qualquer momento a ação pode ser cancelada; basta olhar para cima.
Para tornar o uso do aplicativo mais efetivo, é possível adicionar as frases mais usadas ou até mesmo traduzir aquelas que já estão pré-inseridas. Para isso, basta clicar no lápis ao lado das frases e fazer a mudança na aba "Edit Phrasebook".
O uso do aplicativo é bem fácil e intuitivo. Nos testes, a reportagem não teve dificuldades em manuseá-lo. Mas um problema observado além do idioma é que o seu menu de configurações para ajuste da captura do olhar do usuário e edição de frases não pode ser ajustado com a movimentação dos olhos, sendo necessário o toque na tela.
Por isso, as pessoas com limitações na fala e movimento vão precisar da ajuda de terceiros no primeiro acesso. No mais, é bastante válida a ideia de oferecer esse recurso de acessibilidade ao grande público.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.