Topo

Como ganhar seguidores no Instagram? Veja dicas de quem já conseguiu

Saiba como ganhar e aumentar seus seguidores no Instagram - Arte UOL
Saiba como ganhar e aumentar seus seguidores no Instagram Imagem: Arte UOL

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

26/12/2020 04h00Atualizada em 17/05/2022 16h41

Como ganhar seguidores no Instagram sem comprar? Muitos usuários têm obtido tanto sucesso com o Instagram que fazem da rede social sua profissão, seja mostrando sua rotina ou fazendo propagandas e influenciando pessoas. Mas, para isso, é preciso ter uma boa basse de "followers".

Com mais de um bilhão de usuários, o Instagram é hoje uma das redes sociais queridinhas dos internautas - e da publicidade. E, para a publicidade se interessar pelo seu perfil, são necessários seguidores reais e engajados.

Será que uma pessoa comum pode realmente se tornar famosa e atingir milhares de usuários no Instagram? Em alguns casos, sim, se seguir algumas dicas. A blogueira Daniela Bebber, de Atibaia (SP), é um exemplo: atualmente ela possui mais de 100 mil seguidores no Instagram em seu perfil @medaumaluz, e deixou o trabalho para se dedicar apenas à atuação na rede social.

"Minha profissão hoje é essa. Eu tinha carteira assinada e no Instagram eu me dedicava com postagens à noite ou fotos de final de semana. Então começou a vir uma procura alta de lojas. Com o apoio do meu marido decidi me dedicar exclusivamente ao Instagram. Estudei publicidade, é uma coisa que gosto", afirmou a blogueira.

Contudo, não foi tão simples chegar a essa quantidade grande de seguidores. Bebber conta que começou antes mesmo de o Instagram virar realidade, quando montou um blog no qual dava várias dicas, "tanto para homens quanto para mulheres", sobre roupas, presentes e outros assuntos.

Quando mudou para o Instagram, o blog já possuía cerca de 10 mil seguidores no Facebook, um número considerável. Mas foi após decidir focar em um único segmento que Bebber viu seu perfil ficar mais famoso, ganhando mais de 50 mil seguidores.

"Minhas seguidoras acompanham minha idade. Hoje falo sobre moda, mostro looks de lojas, dou dicas, procuro falar e divulgar coisas que domino, aprendi as diferenças dos tecidos, as melhores combinações, estudo tendências. E coloco ali realmente o meu gosto pessoal. Minhas seguidoras gostam disso, por isso me seguem", explica.

Dicas para ganhar seguidores no Instagram:

Foque em um assunto que você gosta

Um dos principais pontos para conseguir aumentar o número de seguidores é exatamente o utilizado por Bebber: focar em um assunto que domine, como aponta Loreta Pannunzio, analista de influencers da Post2B Influencers.

"Quando você tem um tema central, quanto mais se fala no assunto, mais você fica conhecido por aquilo e acaba se tornando uma autoridade no tema. Assim, quando uma marca for fazer uma ação, ela vai acabar se lembrando de você e dando preferência na hora de ser contatado", explica.

Foi seguindo essa mesma linha de raciocínio que a estrategista em posicionamento social Camila Cristina ganhou mais de 10 mil seguidores de março a dezembro deste ano. O Instagram dela (@camilakk_) foi transformado justamente para dar dicas para quem quer ganhar seguidores na rede social, aproveitando o momento da pandemia.

Estar sempre presente no Instagram é fundamental para aparecer cada vez mais para as pessoas. De acordo com os especialistas, quando o usuário chega a 10 mil seguidores, por exemplo, o próprio Instagram começa a divulgar mais seus conteúdos na barra "explorar".

Instagram perfil - Erik Lucatero/ Unsplash - Erik Lucatero/ Unsplash
Existem estratégias que fazem você aumentar o número de seguidores no Instagram
Imagem: Erik Lucatero/ Unsplash

Mas, claro, não se deve sair publicando qualquer coisa. O conteúdo definido deve ser o foco de suas postagens, deixando o tema principal sempre em evidência. "É bacana falar mais ou menos 80% do tempo sobre o tema principal", diz Pannunzio.

Camila Cristina afirma que segue nessa mesma linha postando conteúdos dividido em três. "O ideal é pelo menos 70% das postagens serem de algo mais específico. Vai falar de futebol? Foque 70% do tempo nisso. Outros 25% eu pensaria em conteúdos próximos ao tema central. Seguindo na linha do futebol, posta sobre desempenho físico, desenvolvimento do atleta, etc. Os 5% restantes você pode aproveitar para falar de coisas que você gosta. Isso vai humanizar seu perfil".

Encontre seu público

Esse é um dos primeiros passos de qualquer estratégia nas redes sociais. Definir para quem você pretende falar é fundamental para conseguir atingir "o coração" das pessoas que deseja.

Em seu perfil, Camila afirma ainda que é importante conhecer a diferença entre público-alvo e persona. O primeiro seria a representação mais abrangente do seu público, como mulheres de 20 a 40 anos, moradores da cidade X e com renda de tanto a tanto.

Já a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, sabendo que uma página pode ter mais de uma persona. Como exemplo desse grupo está "Maria, 37 anos, gerente de uma loja de roupas em São Paulo, salário de R$ 3.500".

Sabendo identificar seu público fica mais fácil saber o tipo de conteúdo que você deve produzir.

Siga um cronograma

Loreta Pannunzio afirma que "frequência, consistência e qualidade são a ferramenta do sucesso".

"É importante ter um cronograma de postagem, mas não viver em função apenas dele. Fazer muitos stories do dia a dia para criar uma conexão com o seu público e ficar mais perto dele é fundamental", explica.

Entenda seu público

Após definir seu público, é hora de entender que tipo de publicação ele consome. Rafael Arty, head do Comercial da Squid, agência especializada em marketing de influência, lembra que o Instagram possui ferramentas que auxiliam o criador de conteúdo a entender melhor seu público.

"O próprio Instagram oferece uma série de recursos, como dados de audiência e performance de publicações. É possível, por exemplo, verificar quais os horários com maior interação e quais formatos - fotos, stories, vídeos, IGTV e Reels - possuem melhor resultado. Com esses números em mãos, o criador tem uma importante ferramenta que pode ajudar a se tornar bem sucedido na rede social", explica.

O gerente da Squid ressalta que ter sucesso no Instagram não está diretamente relacionado ao número de seguidores, mas, sim, à relevância de seu perfil - os chamados "microinfluenciadores" (que não possuem grandes números, mas conversam com um nicho desejado por uma marca) são cada vez mais requisitados.

Imagem representativa - Instagram - Wokandapix/ Pixabay - Wokandapix/ Pixabay
É importante conhecer o assunto e o público para bombar no Instagram
Imagem: Wokandapix/ Pixabay

"O número de seguidores não é, necessariamente, um selo de qualidade. É claro que existem mega influenciadores com milhões de seguidores e muitos deles se tornaram celebridades. Porém, com essas dicas e com um trabalho consistente e estratégico, os criadores poderão encontrar seu caminho e profissionalizar seu perfil. É mais sobre relevância e menos sobre número de seguidores", afirma.

As ações de Cristina deram tão certo que ela atingiu 13,5 mil seguidores em seu Instagram com dicas para um melhor posicionamento na rede.

"Meu crescimento de seguidores está completamente associado à produção de conteúdo e ao tempo que gasto dentro da plataforma. Quando começamos a entender a plataforma, entendemos que tem que ter uma linha editorial e fazer diferentes tipos de postagens para atingir as pessoas. Tem seguidor que só vê os vídeos, seguidor que só vê os stories. Tem que diversificar", afirma.

Tenha um conteúdo autêntico

Um dos pontos fundamentais para conquistar seguidores é ser autêntico no Instagram e possuir um repertório relevante. Caso contrário, pode ser que um usuário que viu sua postagem hoje não volte a consumir novamente.

"Por mais que entremos nessa discussão de estratégias e boas práticas, os pontos fundamentais são autenticidade, qualidade do conteúdo e relevância. Você pode ter a melhor câmera, contratar fotógrafos, ter um ótimo SEO, fotos incríveis, etc. Se o repertório não for relevante, aquele usuário não vai voltar a assistir um vídeo ou consumir a publicação", afirma o head da Squid.

Domine o assunto escolhido

Não dá para falar de tudo e atirar para todos os lados. Para conseguir atrair o público desejado, é necessário dominar o conteúdo que você quer que chegue até seus seguidores.

"Você pode falar sobre qualquer assunto, desde que você saiba o que está falando. O criador pode falar sobre quedas de avião, desde que saiba o que está fazendo. Produzir conteúdo de valor, falar com propriedade, não trazer para as pessoas mais do mesmo. O conteúdo tem que ser pesquisado, estudado, ser algo que você domina", diz Camila Cristina.

A partir daí, segundo conta Artv, é preciso entender como o tema que você tem identificação irá impactar essas pessoas. "Afinal, é preciso que seu conteúdo seja interessante para que haja engajamento, ou seja, interações com essa publicação. Se esse trabalho for bem feito, o crescimento do número de seguidores irá aumentar como resultado", diz Rafael Arty.

Faça parcerias

As redes sociais surgiram justamente para aumentar o convívio virtual entre as pessoas. Por isso é preciso se aproveitar dessa oportunidade, fazendo parcerias em publicações.

Mas não pense que é necessário ser amigo de alguém muito influente para conseguir engajar mais pessoas a te seguir. Parcerias podem te ajudar a crescer na plataforma.

"Quando você faz uma live com alguém, por exemplo, os seguidores dessa pessoa te veem, se interessam e te seguem. Quando você é repostado por alguém, quando você mesmo reposta algo ou alguém te marca em uma postagem, tudo isso te faz crescer organicamente", explica Camila.

Ilustração fria Tilt: like; likes; facebook; instagram; redes sociais; curtidas - Estúdio Rebimboca/UOL  - Estúdio Rebimboca/UOL
Conhecimento e dicas fazem você ganhar seguidores no Instagram
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

De acordo com Camila Carneiro, essas postagens em colaboração podem ser realizadas entre pessoas comuns. Isso já seria suficiente para chamar atenção de mais pessoas que apenas seus seguidores.

"Não necessariamente precisa ser alguém famoso te repostando. Essa semana uma menina me marcou, ela tem 1.000 seguidores. Após a marcação ganhei 12 seguidores. Já na semana passada uma conta com 600 mil seguidores me marcou, e eu ganhei 3 seguidores. É muito mais de como a pessoa fala de você do que a conta ser grande ou não", explica.

Pensar como usuário de redes sociais

Uma das dicas mais relevantes é se perguntar: você consumiria seu conteúdo? Por isso, pensar como usuário do Instagram é fundamental - afinal, além de criar conteúdo, você também consome conteúdos de outras páginas.

"A maioria de nós consome uma quantidade enorme de conteúdo todos os dias. Com isso em mente, pense: o que as pessoas que eu sigo e acompanho diariamente dentro dos meus assuntos de interesse fazem que retém a minha atenção? Mapeie esses canais e perfis e entenda o que faz deles únicos", diz Rafael Arty.

Não busque atalhos

"É preciso entender também que não existe receita de bolo. O que funciona para um pode não funcionar para outro", alerta o head da Squid.

Ou seja: não existe mágica para ganhar seguidores, mas sim muita dedicação e estudos.

"Não dá para empreender no digital sem um conhecimento. Não é na universidade, ela não está preparada para isso. Então busquei cursos de pós-graduação sobre marketing digital. Você tem que ter o mínimo de conhecimento da área", lembra Camila Carneiro.