Estes robôs dançam tão bem que poderiam fazer par com Carlinhos de Jesus
Você gosta de dançar, mas nunca consegue arrumar um par que consiga seguir seus passos? Pois saiba que a empresa Boston Dynamics pode ter encontrado a solução. Um vídeo da fabricante americana mostra vários robôs dançando melhor do que você ao som da canção "Do You Love Me", do grupo The Contours.
"Toda a nossa equipe se reuniu para comemorar o início do que esperamos que seja um ano mais feliz. Feliz Ano Novo de todos nós da Boston Dynamics", diz a postagem da empresa.
O vídeo, de cerca de três minutos, começa com os passos do robô Atlas. É um humanoide com aproximadamente 75 quilos, capaz de realizar atividades como corrida, ginástica, cambalhotas, parkour e, agora, também dançar um twist. Imagine o coreógrafo Carlinhos de Jesus em uma gafieira com um desses?
Na sequência, participa da apresentação de dança o cão-robô Spot, que já chegou a ser testado pela Polícia Estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos. A versão robótica do melhor amigo do homem pesa 27 quilos e pode operar por até 90 minutos, segundo a Boston Dynamics.
Completa o conjunto o robô Handle, de 1,98 metro de altura, com rodas no lugar dos pés e suportes de borrachas no lugar das mãos, que permitem a ele carregar objetos como caixas. Além disso, o Handle é capaz de descer escadas, andar pela neve, dar um pulo de até 1,20 metro de altura e "correr" a uma velocidade de 45 km/h.
O vídeo divulgado pela empresa vai ficando cada vez mais impressionante, conforme os robôs começam a mostrar as habilidades na dança, além da sincronia de movimentos. A apresentação chamou até a atenção do bilionário da tecnologia Elon Musk, que chegou a postar o vídeo em seu Twitter destacando não se tratar de CGI (imagens geradas por computador, na sigla em inglês).
Investimento da Hyundai
A montadora Hyundai anunciou neste mês que comprará uma participação de 80% na Boston Dynamics. A empresa é propriedade do grupo japonês SoftBank Group, que ainda manterá 20%. O negócio é uma tentativa de expandir a automação de suas fábricas e desenvolver carros autônomos, drones e robôs.
O novo presidente da Hyundai, Euisun Chung, prometeu reduzir a dependência da fabricação tradicional de carros, dizendo que a robótica seria responsável por 20% dos negócios futuros da empresa, com a fabricação de carros ocupando 50%, seguida pela mobilidade aérea urbana com 30%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.