Astronautas comem rabanete que eles mesmos plantaram em estação espacial
A virada do ano foi especial na ISS (Estação Espacial Internacional). Isso porque os astronautas, pela primeira vez, comeram na última sexta-feira (1º) rabanetes frescos plantados por eles próprios. A informação foi confirmada neste domingo (3) pelo biólogo Karl Hasenstein, pesquisador-chefe do projeto, via e-mail a Tilt.
Estes rabanetes foram cultivados durante 27 dias na microgravidade e fazem parte de um programa da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA) para plantar comida no espaço.
Cultivar no espaço pode ser complicado, pois as plantas reagem de forma esquisita num ambiente de microgravidade. Então, os cientistas têm feito uma série de experiências para entender por que isso acontece e para compreender o que pode ser cultivado ou não.
Antes do rabanete, folhagens como alface e agrião já foram cultivadas e consumidas na estação espacial. No entanto, é a primeira vez que conseguiram plantar e consumir rabanete no espaço.
De acordo com o Hasenstein, que estabeleceu contato com os astronautas Mike Hopkins e Kate Rubins na Estação Espacial Internacional, eles comeram 9 rabanetes de 20 plantados. "Os astronautas adoraram ter comido verdura fresca que eles mesmo plantaram. A textura e o sabor eram os mesmos dos rabanetes plantados na Terra", disse em conversa por e-mail com Tilt. Os rabanetes restantes deverão voltar à Terra para uma análise mais aprofundada.
O cultivo de rabanetes faz parte de um experimento chamado Plant Habitat-02. A ideia da Nasa (Agência Espacial dos EUA) é entender o "equilíbrio de cuidado e cultivo" necessários para produzir hortaliças de qualidade. Além disso, tais experiências deverão ser importantes no futuro para fornecer comida para missões espaciais de longa duração.
"O cultivo de rabanetes é diferente comparado com folhagens, que os astronautas já plantaram na estação espacial, ou trigo que foi a primeira plantação feita no APH (Habitat avançado de plantas, em tradução livre)", disse Nicole Dufour, gerente do programa APH da Nasa em um blog post de dezembro. "O cultivo de uma variedade de safras nos ajuda a determinar quais plantas prosperam na microgravidade e oferecer a melhor variedade e equilíbrio nutricional para os astronautas em missões de longa duração".
Segundo a Nasa, os rabanetes foram plantados em uma câmara que contém leds de distintas cores para fornecer luz para estimular as plantas, um sistema de controle de água e uma série de sensores que permitem que pesquisadores do Kennedy Center da NASA monitorem temperatura, concentração de dióxido de carbono e níveis de umidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.