CES 2021: tela transparente e dobrável são as TVs que queremos no futuro
Um dos momentos mais esperados da CES 2021 (Consumer Eletronics Show), que acontece até esta quinta-feira (14), é a apresentação de novidades no mundo dos televisores. Neste quesito, a maior feira de tecnologia do mundo não deixou barato.
Enquanto a LG veio com um modelo com painel que pode ser dobrado levemente para se adaptar aos gamers, um conceito de tela transparente e avanços na tecnologia MicroLED da Samsung chamaram atenção. Correndo por fora, a chinesa TCL veio com uma inovação chamada OD Zero, um avanço na promissora iluminação Mini-LED.
Tela dobrável
Um dos protótipos apresentados pela LG foi a sua TV Oled de 48 polegadas que pode mudar de tela plana para uma tela curvada com um simples apertar de botão. De acordo com a marca, a ideia é que as pessoas possam usar a curvatura do visor para melhorar a experiência gamer.
Segundo a LG, a TV pode dobrar até um raio de 1.000 mm. Ela tem uma taxa de atualização variável que vai de 40 Hz a 120 Hz (quanto maior esse índice, melhor a fluidez da exibição das cenas). O modelo também possui a tecnologia Cinematic Sound OLED (CSO), que vibra a tela para criar som no lugar dos alto-falantes.
Tela transparente
Outro modelo de TV conceito da LG que chamou atenção foi o televisor com tela Oled de 55 polegadas com design transparente, que permite que você veja através dela. Segundo a empresa, isso é possível mesmo quando a TV está ligada ou exibindo uma imagem.
A tela é capaz de atingir 40% de transparência, bem acima dos visores já apresentados pela fabricante, que tinham 10% de capacidade.
LG mais brilhante de todos os tempos
As novidades da LG não ficaram apenas nos protótipos. A marca apresentou o novo painel Oled Evo, que permite a imagem mais brilhante entre todos os aparelhos da marca. A fabricante compara essa conquista a marcos Oled anteriores, como 4K HDR e a introdução do 8K.
A tecnologia está presente na nova série G1 da marca, que virá nos tamanhos 77, 65 e 55 polegadas. A linha compartilha o processador Alpha 9 da própria empresa, que equipa a série C1. Ambas as linhas apresentam processamento de imagem aprimorado e agora podem "analisar o tipo de cena que está sendo mostrado e melhorar a imagem de acordo."
TV sem espaço entre tela e painel
Um dos destaques da CES 2021 foi o lançamento da fabricante chinesa TCL. A marca apresentou uma nova tecnologia de TVs chamada de mini-LED OD Zero, que promete brilho e cores ainda melhores, além de contraste mais preciso e uniformidade suave em comparação às mini-LEDs anteriores.
A tecnologia OD Zero promete ainda TVs mais finas do que as de LED, Oled ou mesmo de mini-LED encontradas hoje em dia no mercado.
Segundo a TCL, a nova tecnologia permite distância praticamente zero entre a camada do mini-LED que emite a luz e a camada da tela LCD. Os painéis mini-LEDs têm cerca de um quinto do tamanho dos painéis dos LEDs comuns usados nos modelos de televisores até o momento. Com isso, é possível colocar milhares deles em uma tela, melhorando o brilho, o contraste e as cores.
Samsung MicroLED 110 polegadas
Já pensou ter uma sala de cinema em casa? Pois é exatamente este o conceito da novidade apresentada pela Samsung na CES 2021.
A fabricante apresentou sua nova Smart TV com tecnologia MicroLED de 110 polegadas, que pode transformar o ambiente em uma sala de cinema. Esta nova tela apresenta LED inorgânico autoiluminado com um design de tela Infinity [infinita] fino e quase sem moldura, que torna seu visual mais sofisticado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.