Saiba como investigar se alguém está se passando por você na internet
Pode ser alguém só fazendo uma brincadeira de mau gosto ou um desconhecido que simplesmente achou sua foto na internet e a usou para fazer um perfil falso. Seja qual for o motivo, alguém pode estar se passando por você.
Existem algumas maneiras de investigar e, eventualmente, descobrir se alguém resolveu usar sua imagem ou seu nome sem permissão, mas a primeira coisa a fazer é dar ouvidos a amigos, familiares e colegas de trabalho. Se algum de seus contatos relatar algo estranho, fique alerta.
O Google Imagens é um aliado na hora de investigar se alguém está usando sua foto. Já em redes sociais, como o Facebook, preste atenção sempre que mencionarem seu nome e configure sua conta para evitar inconvenientes.
Por causa do recente vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros, que vão desde nome, CPF, a fotos, pessoas mal intencionadas e até criminosos podem usar imagens suas para criar cadastros em sites que você nem frequenta.
Confira o passo-a-passo da investigação
Entre no Google e clique em "Imagens" na parte superior da página.
Lá, clique no ícone de câmera fotográfica que aparece ao lado da barra de buscas.
Na área de pesquisa por imagens, carregue uma foto sua.
O Google fará uma busca e apresentará os resultados com a sua foto... ou as que são muito semelhantes à imagem.
Quem busca uma imagem para usar sem permissão tem acesso mais fácil às fotos de perfis das redes sociais, por que elas têm mais visibilidade. Uma dica é começar a busca pelas suas fotos do Facebook e depois passar para as que você mais costuma usar.
Achou seu nome na rede?
Por mais exótico que seu nome seja, lembre-se de que sempre podem existir homônimos. Se encontrar um, cheque se a pessoa está tentando se passar por você antes de fazer uma denúncia formal.
No Facebook, uma boa forma de saber se existe um outro perfil com seu nome é habilitar a notificação de marcação em fotos. Com ela, você é avisado e precisa autorizar a publicação antes de seu nome aparecer numa foto.
Para fazer isso, entre no seu Facebook e vá em "Configurações". Se você estiver usando o aplicativo, basta clicar nos três tracinhos no canto superior direito da tela para acessar o menu. "Configurações" é a primeira opção que aparece.
Logo depois, desça a tela até a seção Privacidade e toque em "Perfil e marcação".
Na parte "Marcações", configure para receber notificações quando for marcada por "Qualquer pessoa".
No Google, vale criar um alerta para ser avisado quando seu nome aparece na ferramenta de busca. Para isso, acesse o Google Alerts. Basta digitar a palavra a ser monitorada (seu nome) e determinar onde (notícias, vídeos, grupos) e com que frequência a checagem deve ser feita. Para buscas mais precisas, coloca seu nome completo entre aspas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.