Com brilho intenso, meteoro é registrado no Rio Grande do Sul
A queda de um meteoro foi registrada às 20h30 de ontem (25) no Rio Grande do Sul. As imagens foram feitas pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.
O meteoro é considerado do tipo fireball (bola de fogo na tradução livre), devido ao alto brilho, que supera inclusive o planeta Vênus. Porém, fica abaixo da luminosidade da Lua.
O fenômeno durou apenas seis segundos. Depois de entrar na atmosfera terrestre, o meteoro seguiu para o oceano.
Na noite de ontem, a Lua tinha magnitude de brilho de -12, enquanto o bólido estava com -9, segundo Carlos Fernando Jung, diretor científico da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) e dono do observatório.
"Considerando as quedas de meteoros de elevada magnitude desde 2019 neste período de janeiro a fevereiro, pode-se dizer que ocorreu um aumento no número de quedas", afirmou Jung. Possivelmente, o meteoro foi visto em Santa Catarina, em locais com o céu não nublado, acrescentou.
"Iluminou até meu pátio", disse o jornalista Maicon Bock.nas redes sociais. Após o seu relato, outros internautas comentaram que também haviam presenciado o clarão do fenômeno.
"Simmm. Eu moro na zona norte e iluminou muuuiiitto meu pátio. Eu e meu filho vimos. Espetáculo!", afirmou uma internauta. "Eu vi no litoral", afirmou outra.
Em outubro do ano passado, a queda de um grande meteoro iluminou o céu de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na época, muitas pessoas se assustaram com o fenômeno, que foi captado por um satélite e câmeras de astrônomos profissionais e de amadores do Sul do país.
O objeto teve brilho superior ao da Lua cheia. Por isso, foi chamado de superbólido. O espetáculo clareou a noite por volta de 1h09, durante menos de dez segundos, o suficiente para ser presenciado por dezenas de pessoas da região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.