WhatsApp volta após 45 minutos fora do ar; empresa culpa falha técnica
Os aplicativos do WhatsApp, Instagram, Facebook e Facebook Messenger apresentaram instabilidade na tarde de hoje. O WhatsApp ficou totalmente fora do ar, impedindo usuários de enviar mensagens ou acessar a versão para computador. O Instagram travou e não deixava as pessoas postarem fotos ou vídeos no feed e nos stories. Já Facebook e Messenger ficaram mais lentos. Por volta das 15h (de Brasília), os serviços começaram a voltar ao normal.
Em nota enviada a Tilt, um porta-voz do Facebook —empresa que é dona do WhatsApp e também do Instagram— confirmou a queda, mas não deu detalhes sobre o motivo. "Hoje, mais cedo, tivemos uma instabilidade técnica que fez com que as pessoas tivessem dificuldade para acessar alguns serviços do Facebook. Essa questão já está resolvida", diz a nota.
O WhatsApp confirmou no Twitter que seus sistemas voltaram ao normal após 45 minutos de instabilidade. "Obrigado pela paciência, foram longos 45 minutos, mas estamos de volta!", escreveu a conta oficial do app.
No site Downdetector, que registra relatos de falhas de serviços online em todo o mundo, houve um pico de quase 60 mil reclamações a respeito do WhatsApp por volta das 14h (de Brasília) em diversos países, da Europa à América do Norte.
Órfãos do WhatsApp correram para o Twitter (que também teve uma leve instabilidade, com relatos de lentidão para algumas pessoas) para reclamar e tirar sarro da queda do WhatsApp.
Houve também relatos de instabilidade e lentidão no Twitter, mas nos testes de Tilt a rede social continua funcionando normalmente.
Rivais vibram
Quem comemorou a queda do WhatsApp foi o eterno rival Telegram. No Twitter, a conta oficial brasileira do app de mensagens tirou onda com a instabilidade no concorrente.
Além do Telegram, o Signal, app de mensagens criptografadas apoiado por Elon Musk e até Brian Acton, cocriador do WhatsApp, também comemorou uma "chuva" de novos registros de pessoas usando o aplicativo após a queda do concorrente. No Twitter, o app também se solidarizou com os engenheiros de software que tiveram que lidar com a queda.
"Chuva de novos cadastros no Signal; sejam todos bem-vindos! Solidariedade ao pessoal que está trabalhando na falha do WhatsApp. Pessoas fora da indústria de tecnologia nunca entenderão como é estranho ouvir alguém dizer que está 'ansioso por algum tempo de inatividade no fim de semana'", brincou o Signal em um post no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.