Descarregando rápido demais? Saiba quais apps estão sugando sua bateria
Luminosidade, uso de Bluetooth e geolocalização são alguns dos fatores que interferem no consumo da bateria do telefone, mas não estão sozinhos nessa. Os aplicativos instalados também podem consumir bastante energia, principalmente aqueles que ficam em espera rodando sem que tenhamos conhecimento.
Há muitos anos que ouvimos falar disso: se seu celular ficou lento, fechar aplicativos vai ajudá-lo a ganhar velocidade, poupando trabalho para o processador e a memória RAM e rendendo ganhos de bateria e dados de internet. Certo?
Tanto nos aparelhos Android quanto nos iPhones é possível identificar quais são os vilões da sua bateria. Uma ferramenta nativa mostra em detalhes quais apps estão abertos e qual porcentagem da bateria que cada um consome. Você ainda pode consultar por quanto tempo a carga vai durar em modo de espera ou em uso.
Tilt listou um passo a passo para acessar a ferramenta em cada sistema operacional:
Android
O Android é um sistema operacional multiplataforma. Isso quer dizer que funciona em aparelhos de fabricantes diferentes, que podem modificar a aparência do sistema. Ainda assim, o caminho para chegar até a ferramenta de consumo de bateria é similar em todos eles.
Ressalva feita, vá no ícone de Configurações do seu Android. Você pode usar a lupinha que geralmente fica no canto superior e digitar "Bateria".
Toque na opção e busque por "Uso da bateria" ou opção semelhante. Lá, você vai encontrar todos os aplicativos que estão consumindo bateria do seu smartphone.
Tocando no app, você encontrará informações como a porcentagem de uso da bateria e quanto tempo ele está sendo usado. Além disso, é possível suspender o seu uso.
iOS
Se você tiver com última versão do sistema operacional da Apple instalado, siga os seguintes passos.
A partir da tela inicial, procure o ícone de Ajustes e toque na opção Bateria.
Na tela que abrir, você pode ver como cada app está consumindo sua bateria, clicando em "Mostrar atividade".
Os principais sugadores da bateria
No ranking dos mais "custosos" ao consumidor, despontam todos aqueles que gastam bateria e dados ao mesmo tempo. Os apps de mensagem instantânea, como Facebook Messenger e WhatsApp, são dos piores, nesse sentido. Mas Google, YouTube e Office 365 também pesam.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.