Reino Unido usará inteligência artificial contra motoristas que jogam lixo
Um sistema de câmeras com inteligência artificial vai ajudar a identificar e multar motoristas que jogarem lixo pela janela do carro em Maidstone, no Reino Unido. O sistema foi implementado em março pelo Conselho Municipal da cidade, localizada a 60 quilômetros de Londres.
A tecnologia é conhecida como "Littercam" (câmeras de lixo) e permite rastrear até mesmo pequenos objetos —como bitucas de cigarro, por exemplo. Imagens de testes mostram que a câmera identifica quando algo é lançado ou cai no chão. Rapidamente, o item é destacado com um contorno vermelho.
Depois de captar os objetos nas imagens, o software vai registrar a placa do veículo. Em uma sala de controle, as filmagens serão verificadas e, caso a infração seja comprovada, o dono do carro será multado.
As notificações vão chegar via correio, de acordo com o endereço que constar na base de dados da Agência de Licenciamento de Motoristas e Veículos. O valor inicial é de 90 libras (cerca de R$ 710), que sobe para 120 libras (aproximadamente R$ 947) caso a multa não seja paga em 15 dias.
Menos lixo
A quantidade de lixo recolhida nas ruas de Maidstone subiu 250% após a pandemia de covid-19, segundo os funcionários responsáveis pelo trabalho. A Highways England, estatal inglesa para a gestão das rodovias, estima que 200 mil sacos de lixo são coletados nas estradas do país todos os anos.
"Se pudermos pousar uma sonda espacial em Marte, podemos pegar uma bituca de cigarro que foi jogada para fora de um carro. Estamos tentando proteger o planeta em que vivemos e a cidade em que vivemos", afirmou em entrevista à BBC Derek Mortimer, representante do Conselho Municipal de Maidstone.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.