Cão-robô vai à "luta" ao lado de soldados franceses, e bateria acaba
O cão-robô Spot, da empresa norte-americana Boston Dynamics, foi testado pelo Exército francês nos dois últimos dias de março. O exercício foi parte da formação de soldados na Escola Militar Especial de Saint-Cyr, a principal da categoria no país. O teste foi considerado positivo, embora o resultado final não tenha saído como a encomenda: a bateria dele acabou no meio do combate.
Segundo o jornal francês Ouest-France, Spot é apenas um dos robôs testados pelo Exército francês. Durante a atividade, oficiais da força de segurança buscavam entender como a robótica poderia ajudar em dinâmicas de batalha. Para isso, cada exercício militar foi feito duas vezes: uma sem e outra com robôs.
O fato de a bateria do Spot ter acabado no meio do combate foi negativo, mas o robô acabou se mostrando útil. Um dos recrutas contou ao Ouest-France que no exercício sem o robô ele foi "morto", mas no exercício, o fato de Spot ter feito reconhecimento do terreno antes o ajudou a "sobreviver" durante o teste.
Robôs militares
A Boston Dynamics não vendeu Spot diretamente ao Exército francês. Em entrevista ao site The Verge, Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da empresa, afirmou que não sabia que os militares haviam adquirido um de seus robôs.
De acordo com o vice-presidente, a empresa tem regras muito rígidas sobre não transformar os próprios produtos em armas, proibindo que seus clientes o façam.
No entanto, Perry disse que isso não impediria que os militares tivessem acesso à tecnologia da empresa. "Se utilizarem a robótica para evitar que as pessoas se machuquem, nós achamos que é um uso perfeitamente válido da tecnologia", afirmou.
Spot já ajuda no combate à pandemia
Fundada no interior do MIT, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts, a Boston Dynamics é conhecida por suas criações móveis e dinâmicas, entre as quais está Spot.
Ele começou a ser vendido em 2019, e a empresa já comunicou que pretende colocar outros de seus robôs no mercado num futuro próximo.
Entre as demonstrações de avanços recentes da Boston Dynamics, está a coreografia de alguns robôs para desejar um feliz ano novo, no final de 2020.
Já o próprio Spot foi usado em Cingapura para reforçar medidas de distanciamento social devido à pandemia de coronavírus.
Essa não foi a única utilidade de Spot no combate ao vírus: na Universidade de Harvard, ele foi adaptado para servir como plataforma de telemedicina, realizando videoconferências entre médicos e pacientes. Tamb[em já se mostrou capaz de abrir portas para as pessoas e também de subir e descer escadas.
Já na área da logística, a Boston Dynamics já desenvolveu robôs para empilhar caixas em armazéns, o que pode tornar alguns empregos obsoletos a longo prazo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.