Instagram e Messenger agora integram mensagens; veja como configurar
Sem tempo, irmão
- Integração entre as mensagens do Instagram e o Messenger começam nesta quinta-feira
- Iniciativa diz facilitar comunicação entre usuários das plataformas do Facebook
- Empresa promete mais controle sobre privacidade, mas não dá opção para não aderir à atualização
A integração entre as mensagens do Instagram com o Messenger começa a funcionar de forma definitiva para brasileiros a partir desta quinta-feira (15), segundo anúncio feito pelo Facebook, proprietária das duas plataformas. A empresa não ofereceu uma opção imediata para recusar a integração —é preciso acessar as configurações para revertê-la.
O recurso estava em fase de testes desde setembro do ano passado. Neste primeiro momento, as caixas de entrada continuam separadas. A empresa antecipou, no entanto, que a intenção ao longo do tempo é apresentar uma caixa unificada que reúna todas as suas conversas em um só lugar.
De acordo com a companhia, a nova experiência é uma forma de estimular a comunicação do público usando as duas plataformas e facilitar as conexões entre amigos e familiares. Quando anunciou o desenvolvimento da integração, em setembro de 2020, o Facebook disse que muitos relatavam dificuldade em lembrar e encontrar onde estava determinada conversa. A integração agora ajudaria na fluidez dos papos.
Para ter acesso aos novos recursos, é preciso atualizar o aplicativo do Instagram e clicar na mensagem que aparecerá na tela comunicando a novidade. Para as contas do Messenger, a mudança será automática, assim como para quem baixar ambas plataformas a partir desta quinta-feira.
Na notificação recebida pela reportagem (imagem acima), não há oferece a possibilidade da pessoa não aceitar a integração. Há duas opções: "Saiba mais sobre essa alteração", que abre para uma aba sobre mensagens e privacidade, e "Concluir".
Em resposta aos questionamentos de Tilt, o Facebook disse que oferece "opções e controles para gerenciar sua privacidade, incluindo se as solicitações de mensagens vão para sua lista de bate-papos, sua pasta de solicitações de mensagens ou se você as recebe. Por exemplo, alguém no Instagram pode optar por não receber mensagens de pessoas que usam o Facebook", afirma.
Ou seja, os usuários precisam aceitar a atualização dos aplicativos e entrar em "Controle de mensagens" para fazer os devidos ajustes. A empresa não detalhou como isso pode ser feito, mas ao clicar em "Saiba mais sobre essa alteração", a tela seguinte direciona para um link das configurações de privacidade do Facebook. Os passos que devem desligar a integração são:
- Entrar na página "Configurações e ferramentas de privacidade";
- Rolar a página para "Como você recebe solicitações de contato";
- Em "Contas que você segue ou com as quais conversou no Instagram", "Seus seguidores no Instagram" e/ou "Outras pessoas no Instagram", clique em "Editar" em cada uma delas e escolha a opção "Não receber solicitações"
Quais são os recursos disponíveis?
Com a integração, as duas plataformas passam a oferecer dez recursos, alguns dos quais antes disponíveis em apenas uma delas. É o caso do "Assistir Juntos", que permite assistir a vídeos do Instagram e o IGTV durante a realização de videochamadas. A ferramenta também contará com temas de papo, reações de emojis personalizados e a possibilidade de encaminhar conteúdos.
Entre os recursos compartilhados, estão ainda:
- Reações de emojis personalizadas, com criação de atalhos para favoritos;
- Figurinhas de selfie, com série de adesivos de boomerang;
- Resposta a mensagem específica ao longo da conversa;
- Efeitos animados;
- Controle de mensagens, decidindo quem pode ou não enviar mensagens diretamente;
- Modo temporário, com desaparecimento de mensagens após visualizações ou fechamento do bate-papo;
- Denúncia e atualizações de bloqueio, com possibilidade de comunicar conversas completas, além de mensagens únicas no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.