Quatro astronautas irão para a ISS nesta sexta; veja como acompanhar
A Nasa enviará na madrugada desta sexta-feira (23) quatro novos astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), na missão Crew-2. O lançamento, que deveria ter sido realizado hoje (22), mas foi adiado devido ao mau tempo, está marcado para 6h49 da manhã (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e será transmitido ao vivo. Você pode acompanhar no player acima, transmitido diretamente do canal oficial da Nasa no YouTube.
A transmissão começa às 2h30, com informações sobre a missão e os astronautas. São eles: Shane Kimbrough e Megan McArthur —o comandante e a piloto da nave, respectivamente—, ambos dos Estados Unidos (Nasa), além de Akihiko Hoshide, do Japão (agência espacial Jaxa), e Thomas Pesquet, da França (da agência espacial europeia ESA). Todos já estiveram no espaço antes.
Eles vão morar e trabalhar na órbita da Terra por seis meses, com três astronautas que já estão lá há duas semanas —Oleg Novitski e Piotr Dubrov, da agência russa Roscosmos, e Mark Vande Hei, da Nasa— completando a Expedição 66 da ISS. Entre suas tarefas estão: experimentos científicos na microgravidade, instalação de novos painéis solares e observações de nosso planeta.
O lançamento será mais uma parceria da Nasa com a SpaceX, de Elon Musk, e com agências espaciais de outros países. Faz parte do Programa de Tripulação Comercial (Commercial Crew), que prevê voos regulares à estação, para transporte de pessoas e suprimentos, com naves e tecnologias de empresas privadas.
Será usado um foguete Falcon 9 e uma cápsula Crew Dragon Endeavour, ambos reutilizáveis, que já estão posicionados na base de lançamentos.
Quando chegarem, a Estação Espacial ficará superlotada, com 11 pessoas. Mas vai durar pouco. Quatro tripulantes da Crew-1, missão lançada em novembro do ano passado, voltarão para casa na próxima quarta-feira (28). Serão Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, da Nasa, e Soichi Noguchi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. Eles vão cair no oceano Atlântico, na costa da Flórida, a bordo da mesma cápsula Dragon Resilience que os levou ao espaço.
"A cápsula Crew Dragon que vamos utilizar agora é a mesma em que Bob e Doug voaram na Demo-2 [primeira missão de testes da Nasa com a SpaceX]. E o primeiro estágio do foguete Falcon 9 é o mesmo usado pela Crew-1. É empolgante ver essas três missões unidas no veículo que está na base de lançamento", disse Steve Stich, gerente do programa.
Quem são os novos tripulantes?
Megan McArthur, da Nasa, pilotará a Crew Dragon. Engenheira aeroespacial e PhD em oceanografia, esta é a segunda vez que ela vai ao espaço. Em 2020, ela participou da STS-125, a última viagem do ônibus espacial para manutenção do Telescópio Espacial Hubble. Megan fará aniversário a bordo da ISS, em 30 de agosto, quando completará 50 anos.
Robert Shane Kimbrough, da Nasa, será o comandante da viagem. Tenente-coronel e piloto de helicóptero Apache do Exército dos Estados Unidos, já passou, ao todo, 189 dias no espaço, incluindo seis caminhadas espaciais (quando o astronauta veste seu traje especial e sai da ISS para reparos externos). Sua primeira ida à órbita foi em 2008, na missão STS-126 do ônibus espacial Endeavour, que deu continuidade à construção da Estação Espacial. Em 2016, ele fez parte da Expedição 49/50. Passará seu aniversário de 54 anos, em 4 de junho, no espaço.
Akihiko Hoshide, 58, é astronauta da Jaxa (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão). Engenheiro mecânico e mestre em engenharia aeroespacial, atuará como especialista de missão. Ele trabalhou no desenvolvimento de foguetes e já passou duas temporadas na ISS: na viagem STS-124 do ônibus espacial Discovery, em 2008, que instalou o Módulo Experimental Japonês, e na Expedição 32/33, em 2009. Totaliza 140 dias no espaço e três caminhadas no espaço.
Thomas Pesquet, 43, representa a ESA (Agência Espacial Europeia). O francês é engenheiro aeroespacial, com especialização em controle e design de espaçonaves, e foi piloto de jatos comerciais. Antes de ir ao espaço, atuou no centro de controle de missões, na área da comunicação com astronautas. Sua primeira e única missão fora da Terra foi em 2016, como engenheiro de voo da Expedição 50/51, acumulando 197 dias no espaço e duas caminhadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.