Mudança na privacidade do iOS desencadeia guerra entre Apple e Facebook
O lançamento esta semana do iOS 14.5, atualização do sistema operacional dos iPhones, virou motivo de guerra entre a Apple e o Facebook. Isso porque a empresa de Zuckerberg tem se posicionado contra um novo recurso de privacidade do sistema. Agora, todos os aplicativos que quiserem rastrear dados e atividades da pessoa dentro dos apps e sites terá que pedir a sua permissão para isso.
A solicitação de consentimento será feita por meio de uma notificação pop-up na tela do celular. A novidade, diz a Apple, é uma forma de dar às pessoas um maior controle em relação à coleta dos seus dados pessoais e à sua privacidade. Assim, quem não quiser ter seus passos monitorados pode negar a permissão aos aplicativos.
Essa mudança afeta diretamente os negócios de empresas que coletam dados para anúncios personalizados, como é o caso do Facebook. Hoje, calcula-se que grande parte da sua receita vem da publicidade digital. De US$ 86 bilhões obtidos pela companhia em 2020, US$ 84,1 bilhões (97%) vieram dos anúncios, segundo seu último balanço anual.
Com tais números, a gigante estava montando uma verdadeira ofensiva contra a empresa da maçã, alegando que o novo recurso de privacidade vai tornar a internet "mais cara". Isso porque muitos aplicativos dizem que dependem da publicidade para manter a gratuidade do serviço.
A empresa foi além e diz que a medida da Apple prejudica o negócio de pequenas empresas que usam Facebook e Instagram para anunciar seus produtos e serviços.
Segundo o Facebook, a mudança na política de privacidade da Apple é uma maneira de tentar eliminar a concorrência, priorizando seus próprios aplicativos e a coleta de dados realizada por eles. A empresa de Cupertino afirma que até seus apps também seguirão as novas regras.
Ao perder essa queda de braço, Mark Zuckerberg, chefe do Facebook, recentemente mudou de postura e agora diz que a mudança pode ser boa. "A realidade é que estou confiante de que seremos capazes de administrar bem essa situação e estaremos em uma boa posição", disse em uma sala do app Clubhouse.
Duelo de titãs
Essa batalha entre as duas gigantes de tecnologia não é de hoje. Em dezembro do ano passado, o chefe da Apple, Tim Cook, já tinha jogado lenha na fogueira com um tuíte alfinetando o Facebook sobre privacidade.
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