Facebook e Instagram colocam aviso de informação falsa em post de Bolsonaro
O Facebook e o Instagram colocaram um aviso de "informação falsa" em um vídeo publicado na segunda-feira (26) nos perfis do presidente Jair Bolsonaro.
O presidente compartilhou um vídeo em que um homem compara títulos de matérias em português e em espanhol do jornal El País, sobre o discurso que Bolsonaro fez no Fórum Econômico Mundial, em 2019, em Davos.
O autor do vídeo afirma que o título do texto publicado em espanhol dizia que o presidente brasileiro "animou" os investidores com o discurso. Já em português, o título da matéria dizia que Bolsonaro "decepcionou" com uma fala breve em Davos.
"Se você não lê jornal está sem informação, se lê está desinformado", escreveu o presidente na legenda da publicação.
A agência Lupa, responsável por checar as informações, afirmou que o conteúdo é falso, já que a palavra "animar" em espanhol não tem o mesmo sentido que em português.
Em espanhol, animar significa "incitar alguém a tomar uma ação". "Dessa forma, difere-se do uso mais corrente no português brasileiro, que é relacionado a 'transmitir ânimo', 'dar vida' ou 'estimular'", diz a agência.
Tanto o Facebook como o Instagram colocaram o aviso de informação falsa na publicação. O vídeo, no entanto, ainda pode ser assistido por qualquer usuário. Procurado pelo UOL, o Planalto não quis se manifestar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.