Demorou! Google enfim cria regras contra apps "gato por lebre" no Android
Você já baixou algum aplicativo na Play Store por conta de um título atraente, mas quando abriu não era nada daquilo que prometia? Após anos com esse problema, o Google decidiu combater o problema com novas regras para os títulos e ícones de apps.
Entre as chamadas proibidas estão "grátis", "rápido" e "baixe agora", que costumam atrair muitas pessoas. Além disso, a empresa anunciou que os títulos dos anúncios não poderão ter mais do que 30 caracteres e a proibição de textos ou imagens que indiquem classificação na Play Store, como "#1". Elementos gráficos como troféu também estão proibidos.
"O título, o ícone e o nome do desenvolvedor do aplicativo que não atenderem às políticas futuras não serão permitidos no Google Play", aponta o blog de desenvolvedores Android Developers. A publicação ainda afirma que outras informações, como as datas de início da aplicação, devem ser divulgadas "ainda este ano".
O Google também está incentivando desenvolvedores a colocar nos anúncios capturas de telas que representem com precisão os recursos e a interface do aplicativo. Para mostrar como funcionará na prática, a empresa mostrou alguns exemplos.
Abaixo, a imagem de um anúncio considerado correto pelo Google:
Já estas imagens abaixo mostram o que o Google vai passar a considerar como incorreto e proibido na Play Store, como: troféu no ícone do app, descrição do tipo "melhor app do ano", termos como "top" e "#1", nome do app em caixa alta, exclamações e emojis.
Mudanças nas regras para visualização
O Google também anunciou alterações nos recursos de visualização da Play Store. O gigante da tecnologia fez algumas recomendações para que os apps e jogos melhorem a qualificação na plataforma. Essas diretrizes passam a valer a partir do segundo semestre de 2021.
De acordo com o Google, para que o desenvolvedor consiga uma boa visualização na Play Store, os anúncios dos aplicativos devem responder as seguintes questões:
- Os recursos de visualização representam com precisão o aplicativo ou jogo?
- Os ativos de visualização fornecem informações suficientes para ajudar os usuários a decidir se devem instalar?
- Os recursos de visualização estão livres de chavões como "grátis" ou "melhor" e, em vez disso, concentram-se em fornecer informações significativas sobre os aspectos exclusivos de seu aplicativo ou jogo?
- Os recursos de visualização estão localizados corretamente e são fáceis de ler?
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