Foguete chinês foi visto de diferentes partes do mundo; confira imagens
Enquanto estava em sua trajetória para a reentrada na atmosfera, especialistas e curiosos de diferentes partes do mundo conseguiram avistar o foguete chinês Long March B5 e fazer registros em fotos e vídeos.
A maioria dos componentes do foguete se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre e os destroços foram parar no Oceano Índico na noite deste sábado (8), de acordo com a imprensa estatal chinesa. O Long March 5B foi usado recentemente para enviar à órbita o módulo Tianhe, o primeiro da futura estação espacial chinesa. O lançamento, no dia 29 de abril, foi um sucesso, mas o estágio principal do foguete, que é descartado na subida, não se comportou como planejado, e retornou para a Terra.
O astrofísico italiano Gianluca Masi, um dos líderes do projeto Telescópio Virtual, tirou a primeira foto do Long March 5B na quinta-feira (6). A imagem abaixo foi obtida graças a um dos telescópios robóticos instalados em Ceccano, na província de Frosinone, na Itália.
Neste outro registro, também divulgado pelo projeto Telescópio Virtual e feito em Roma, é possível ver o rastro dos fragmentos do foguete. O objeto mais brilhante visível é o planeta Júpiter.
Até mesmo no Brasil o foguete chinês foi avistado. O registro foi feito na estação do astrônomo amador Jocimar Justino, que fica no Planalto Norte de Santa Catarina, na noite da sexta-feira (7). Ele é integrante da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros).
Um outro vídeo que está circulando no Twitter foi gravado na Jordânia. Segundo o autor das imagens, elas foram gravadas momentos antes da queda. Confira:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.