Quem é o excêntrico bilionário japonês que vai viajar para a ISS
O bilionário japonês Yusaku Maezawa e seu assistente Yozo Hirano serão os próximos turistas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou nesta quinta-feira a agência espacial russa Roscosmos, que prevê a viagem para 8 de dezembro.
"A duração da viagem espacial será de 12 dias", informa a agência em seu site oficial. O treinamento da tripulação começará em junho.
Além disso, o excêntrico bilionário japonês, que fez fortuna com a moda na internet, prevê que oito pessoas o acompanhem em uma viagem de turismo espacial ao redor da Lua, programada para 2023 com a SpaceX, a empresa aeroespacial de Elon Musk.
Maezawa tem 44 anos e é fundador da Zozotown, um marketplace de marcas japonesas e estrangeiras. Parte das ações da empresa foram vendidas para o Yahoo Japão. A fortuna de Maezawa é avaliada em R$ 15 bilhões.
Em 2020, o empresário iniciou uma campanha para encontrar uma namorada que pudesse acompanhá-lo na viagem à Lua. Ele busca alguém para dividir a experiência, além da vida e da fortuna.
"Tenho muita curiosidade para ver como é a vida no espaço, então planejei descobrir por mim mesmo e compartilhar com o mundo em meu canal do YouTube", comentou Yusaku Maezawa em um comunicado da Space Adventures.
A retomada das viagens turísticas para a ISS organizadas pela Roscosmos acontece depois que, em 2020, a agência espacial russa perdeu o monopólio dos voos tripulados com o sucesso da SpaceX, o que a privou de uma parte importante de receita gerada pela compra de assentos por parte das agências espaciais americana e europeia.
Além do espaço, Maezawa coleciona carros esportivos e obras de arte. O bilionário tem planos de criar um museu de arte moderna em Chiba, sua cidade natal. Para a viagem à Lua, ele pretende levar artistas, músicos, pintores, dançarinos, fotógrafos, diretores de cinema e designers para que possam criar novas obras de arte a partir do espaço.
(Com AFP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.