Vídeo com eclipse e Lua gigante viraliza em redes sociais: ele é real?
Um dia após o registro de dois fenômenos astronômicos lunares - uma superlua e uma "Lua de Sangue" - um vídeo com cerca de 30 segundos tem chamado a atenção de várias pessoas nas redes sociais, em várias partes do mundo. As imagens são realmente incríveis. Mas será que são verdadeiras?
Na cena, a Lua — em um tamanho gigante — se aproxima rapidamente da Terra e encobre o Sol, provocando um eclipse solar por cerca de cinco segundos. Junto com o vídeo, uma descrição aponta que se trata de um fenômeno filmado no Ártico, "entre o Canadá e a Rússia".
Apesar de inusitadas, as imagens não capturaram um fenômeno real. O caso foi desvendado por um usuário do Twitter, que encontrou a verdadeira fonte do vídeo. Trata-se de um trabalho de animação gráfica publicado no perfil do TikTok alekset__nz antes mesmo de a superlua e Lua de Sangue terem ocorrido, nesta quarta-feira (26).
Na página dele, é possível conferir outros vídeos com animações semelhantes.
Para o astrônomo Julio Lobo, do Observatório de Campinas, é fácil comprovar que o vídeo é fake. Segundo ele, são vários os indícios, como o movimento rápido e reto da Lua e o seu tamanho e a rapidez do falso eclipse solar. "Deu até para ver o lado oculto da Lua", destacou o astrônomo.
Outra prova de que o vídeo não é verdadeiro, segundo Lobo, são os efeitos que uma aproximação como esta causaria. "Isso afetaria as marés e até mesmo o funcionamento de satélites em volta da Terra. Um caos total", explica.
Confira, abaixo, algumas imagens reais registradas no Brasil e no mundo dos fenômenos lunares registrados nesta quarta-feira (26):
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.