Topo

Misterioso criador do bitcoin ganhará estátua sem rosto na Hungria; entenda

Bitcoin criptomoeda processador tecnologia - Dmitry Demidko/ Unsplash
Bitcoin criptomoeda processador tecnologia Imagem: Dmitry Demidko/ Unsplash

Sarah Moura

Colaboração para Tilt

03/06/2021 15h07

Um dos principais mistérios da tecnologia é a identidade de quem criou o bitcoin. Mesmo com seu nome verdadeiro desconhecido, a Hungria anunciou que terá a primeira estátua do mundo feita em homenagem ao responsável pela invenção da criptomoeda.

O nome Satoshi Nakamoto é atribuído como criador do bitcoin, mas especula-se que seja um pseudônimo ou ainda que um grupo de pessoas esteja por trás da moeda digital.

Os responsáveis pela estátua inventaram então um jeito de fazer a homenagem sem dar exatamente um rosto a ela. No lugar, será colocado um material parecido com espelho. Quem se aproximar vai ver o próprio reflexo.

A estátua será um busto de bronze em tamanho humano real, localizado no Graphisoft Park, um parque de ciência e tecnologia próximo ao rio Danúbio, em Budapeste.

'Somos todos Satoshi'

O busto será projetado pelos escultores Réka Gergely e Tamás Gilly, que apresentaram o desenho de uma pessoa encapuzada vestindo um agasalho com o símbolo do bitcoin. O capuz é uma referência ao mistério sobre a identidade do criador e, segundo os artistas, representa o "povo da internet".

A escolha de material semelhante a um espelho colocado no rosto é uma alusão à filosofia "somos todos Satoshi", como se o bitcoin pertencesse a todas as pessoas já que não é de produzido por nenhum banco tradicional.

András Györfi, um dos idealizadores do projeto, afirmou que o rosto é de pouca importância quando comparado ao trabalho revolucionário que inaugurou um capítulo na história da internet.

Para a construção, ainda sem data anunciada, houve um financiamento coletivo de quatro instituições húngaras ligadas às moedas digitais — Mr. Coin, Crypto Academy, Blockchain Hungary Association e Blockchain Budapest. O portal de notícias local "Index" informou que foram arrecadados R$ 53 mil.

A estátua de identidade misteriosa não é a primeira na Hungria. O país já tem um busto do Anonymus em Városliget, outro parque da capital Budapeste.