Fórmula 1 nos ares? Carro de corrida voador decola pela 1ª vez
Um carro de corrida voador decolou pela primeira vez para uma volta pelos ares em uma região desértica da Austrália. A novidade foi anunciada em fevereiro pela empresa Alauda Racing, que se define como uma start-up de aeronaves que fazem VTOL ("Decolagem e Aterragem Vertical").
A aeronave, que ganhou o nome de Airspeeder Mk3, é um quadricóptero, um veículo impulsionado por quatro motores, e tem semelhanças com um drone em sua estrutura. Nos vídeos promocionais publicados pela Alauda, ela apareceu dando voltas em seu passeio inaugural pelo "circuito" no céu.
O plano da Alauda Racing é que o Airspeeder "corra" contra outras aeronaves semelhantes em uma nova categoria: um torneio intitulado EXA.
A expectativa da empresa é de que no futuro pelo menos quatro equipes participem do campeonato, que seria realizada em três etapas em lugares diferentes do mundo, ainda não divulgados.
"Eles vão correr 'lâmina a lâmina' sobre lugares que são inacessíveis ao automobilismo tradicional", detalhou a Alauda em um comunicado à imprensa.
Uma espécie de pré-temporada experimental será realizada internamente na empresa, com dois carros voadores de "times de trabalho" diferentes competindo entre si. Segundo o site Futurism, as datas devem ser anunciadas em breve.
Mas a possível concorrente aérea do automobilismo clássico tem um elemento a menos: os pilotos, já que as aeronaves não são tripuladas, sendo dirigidas a distância por pessoas em simuladores.
Já um outro elemento famoso em categorias como a Fórmula 1 estará presente: no pit stop da competição aérea os times terão que trocar baterias de seus equipamentos durante a corrida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.