Lembra do "bichinho virtual"? Tamagotchi vira smartwatch aos 25 anos
Lembra do Tamagotchi? Conhecido popularmente como "bichinho virtual", o brinquedo que foi febre nos anos 1990 no mundo todo —e que vendeu inúmeras cópias mais baratas nos camelôs brasileiros— completa 25 anos em 2021 e está prestes a voltar ao mercado. Mas dessa vez como um smartwatch.
Chamado de Tamagotchi Smart, o novo produto tem as mesmas funções do brinquedo clássico, mas com o formato de um relógio inteligente, semelhante a um Apple Watch. Além de mostrar as horas e contar os passos, o aparelho permite que você interaja com seu bichinho virtual por comandos de voz e de toque.
A novidade será lançada exclusivamente no Japão em setembro pelo equivalente a R$ 300 na cotação desta quinta-feira (17). Não há previsão de lançamento oficial no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.
A tecnologia do novo Tamagotchi Smart é um pouco mais rudimentar que a de um Apple Watch, porém. Não há sensor de saturação do sangue ou medidor de batimentos cardíacos, por exemplo. E o toque na tela serve apenas para fazer carinho ou alimentar seu pet virtual.
Já os comandos de voz servem para acordá-lo, mas, segundo o site norte-americano Engadget, não há um sistema de reconhecimento de fala como o de uma Siri ou Alexa. Como o produto é destinado a crianças, ele só responde a qualquer coisa que os pequenos falarem enquanto seguram o botão de microfone.
O vídeo de divulgação do novo aparelho parece sugerir que ele também poderá reproduzir música, mas não espere uma conexão via Wi-Fi com o Spotify, por exemplo. A julgar por outros lançamentos da marca, como o mais recente, de 2019, as músicas devem ser só composições infantis pré-carregadas com o tema do jogo.
Cada modelo do Tamagotchi Smart virá com um pet digital sortido, combinando com a cor da pulseira. Além disso, a fabricante Bandai venderá pequenos cartões de memória chamados "TamaSma" que permitirão carregar ao relógio por USB itens e personagens comprados separadamente. O preço desses cartões não foi divulgado.
Lançada originalmente em 1996, a linha de brinquedos Tamagotchi já vendeu mais de 100 milhões de unidades pelo mundo (sem contar as cópias não-autorizadas). A ideia do brinquedo é alimentar, fazer carinho e brincar com um monstrinho digital que nasce, cresce, sente fome, chora, muda de forma e, em alguns casos — se não for "cuidado" da maneira correta —, morre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.