Topo

Na reta final, leilão de código que criou internet chega a US$ 2,8 milhões

De Tilt*, em São Paulo

27/06/2021 10h30

Criado pelo físico Tim Berners-Lee em 1989, o código original que criou a internet como você conhece hoje foi e foi colocado em leilão por meio da tecnologia NFT, ativo digital que funciona com blockchain, que se popularizou com o sucesso da moeda virtual bitcoin. Os lances para comprar o famoso WWW (World Wide Web) já chegou a US$ 2,8 milhões.

O leilão está sendo realizado pela casa Sotheby's de Nova York, nos Estados Unidos. Ele começou no dia 23 de junho e termina nesta quarta-feira (30).

Com um NFT, é possível registrar a propriedade de algo virtual por meio de um certificado de autenticidade. Pela transação ser feita via blockchain, a compra não pode ser falsificada ou manipulada. O ativo digital comercializado pode ser de uma obra de arte (ou um fragmento dela) até memes e GIFs.

No caso do código da WWW, o seu criador irá leiloar a programação original (9.555 linhas de código), uma visualização animada e uma carta escrita por ele. Além de poster digital do código completo dos arquivos originais.

Berners-Lee inventou os protocolos: HTML (Hypertext Markup Language), HTTP (Hypertext Transfer Protocol), e URIs (Uniform Resource Identifiers).

"Por que um NFT? Bem, é uma coisa natural de se fazer... quando você é um cientista de computador e quando você programa por muitos anos", disse Berners-Lee, em comunicado. "Parece correto assinar digitalmente meu autógrafo sobre um artefato completamente digital."

*Com informações das agências AFP e Reuters