Telegram libera chamadas de vídeo em grupo; veja como usar
Quem curte usar o Telegram agora vai poder fazer chamadas de vídeo em grupo e compartilhar telas com os contatos. A atualização foi divulgada pela empresa na sexta-feira (25).
Segundo o aplicativo de troca de mensagens, a mudança foi feita para facilitar o uso durante as aulas online, encontros de negócios e reuniões familiares.
Como usar
Para acessar a nova opção de chamada de vídeo em grupo, você precisa clicar no ícone de câmera localizado na parte inferior da tela durante nos chats de voz.
Ao tocar no vídeo de um dos participantes, você faz com que a imagem preencha a tela toda. Há um ícone de alfinete que permite torná-lo fixo. Assim, é possível manter o foco nessa pessoa específica, à medida que mais gente vai entrando na videochamada.
Embora o número de participantes de um chat de áudio seja ilimitado, apenas as primeiras 30 pessoas que entrarem nesse chat conseguem compartilhar seus vídeos.
A intenção do Telegram, segundo a empresa, é que esse número cresça a partir do momento em que os chats sejam mais usados para streaming (transmissão online) de games e eventos digitais.
Compartilhar tela
A opção de compartilhamento de tela agora está disponível no app, podendo ser ativada a partir do menu disponível no ícone de três pontos.
Entre as opções que aparecem, está "Compartilhar tela". Ao selecionar, uma tela confirmando a ação aparece. Vá no "Começar Agora" (Start now, em inglês) e pronto.
Outras novidades
Também nessa última atualização, o Telegram incluiu a possibilidade de supressão de ruído nos chats de áudio — algo que pode ser ligado ou desligado, caso afete alguma função de uso da conversa.
Outra novidade é uma adaptação da versão do aplicativo para tablets e computadores desktop: para utilizar melhor o espaço de tela disponível, o Telegram passou a incluir novas opções no display.
Com elas, é possível escolher a visualização dos vídeos na chamada, bem como acessar a lista de pessoas que estão participando dela, tanto na orientação vertical quanto horizontal.
No desktop, as videochamadas passam a abrir numa janela à parte, para que você possa digitar e falar sem ter de se preocupar em minimizá-la. Nele, também pode ser feito um compartilhamento de tela seletivo, mostrando apenas uma janela, em vez de toda a tela.
Por fim, a atualização também acrescentou novas maneiras de importar stickers (figurinhas), novos alertas de segurança e backgrounds animados, entre outras inovações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.