Nasa mostra o que acontece quando se quebra a barreira do som; veja
As fotos das primeiras interações de ondas de choque supersônicas em voo registradas pela Nasa ganharam destaque nas redes sociais ontem. A agência norte-americana compartilhou as imagens, captadas em 2019, por meio do Instagram e surpreendeu os seguidores.
"Quem diria que quebrar barreiras poderia parecer tão bom?", diz a publicação.
"Quando as aeronaves voam mais rápido do que a velocidade do som, as ondas de choque viajam para longe delas e são ouvidas no solo como um estrondo sônico. Com clareza excepcional, Nasa Aero capturou o fluxo dessas ondas de choque de aeronaves supersônicas em 2019 e, pela primeira vez, a interação dos choques em voo."
A agência ainda descreve que as imagens são monocromáticas, mas que ganharam composições coloridas.
"Este mesmo sistema de imagem está sendo preparado para capturar dados cruciais para validar o design de nosso avião X-59 Quiet SuperSonic Technology, que voará supersônico, mas produzirá ondas de choque dessa forma que apenas um baque silencioso pode ser ouvido", explica a publicação.
Em 2019, o avião supersônico passou nos testes de desenvolvimento iniciou a fase final de montagem. Ele deve quebrar a barreira do som, mas sem fazer o enorme barulho de seus antecessores - o mais emblemático é o Concorde. Silencioso, ele poderá voar a altitudes relativamente baixas, iniciando uma nova era da aviação comercial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.