Topo

Quer viajar para o espaço? Virgin Galactic está sorteando duas passagens

Veículo VSS Unity, da Virgin Galactic - Divulgação
Veículo VSS Unity, da Virgin Galactic Imagem: Divulgação

De Tilt, em São Paulo

12/07/2021 15h08

O bilionário Richard Branson entrou para história neste domingo (11) ao fazer um voo até a borda do espaço em um veículo da sua empresa, a Virgin Galactic. Após a iniciativa de sucesso, Branson anunciou o sorteio de duas passagens para voos a serem realizados no próximo ano.

O sorteio já está aberto e vai até 1º setembro. Os ganhadores serão anunciados em 29 de setembro.

Apesar de permitir a inscrição gratuita, é possível também doar uma quantia para a instituição Space for Humanity — uma entidade que quer tornar o voo espacial mais acessível. A doação, segundo o site da iniciativa, deve aumentar as chances de ser sorteado.

Todo o processo para quem quiser participar está em inglês no site da plataforma Omaze.

Richard Branson em propaganda de sorteio para viajar para o espaço com a Virgin Galactic - Divulgação - Divulgação
Richard Branson em propaganda de sorteio para viajar para o espaço com a Virgin Galactic
Imagem: Divulgação

Quem ganhar deverá passar por um treinamento prévio para "assegurar que cada astronauta esteja preparado fisicamente e mentalmente para aproveitar cada segundo da aeronave", além de ter hospedagem inclusa no período pré-voo e conhecer as dependências da Spaceport America — a base aérea da Virgin Galactic no Novo México, nos Estados Unidos.

Para quem não ganhar, a opção é tentar guardar US$ 250 mil (cerca de R$ 1,3 milhão) e comprar um tíquete ou simplesmente aguardar mais alguns anos, quando viagens espaciais deverão ter um preço menos proibitivo.

Como é o voo da Virgin Galactic

Diferente dos foguetes convencionais de partida vertical, a Virgin Galactic faz seu lançamento no ar. O veículo VSS Unity é acoplado a um avião que sobe até uma altitude de 15 km. Ele é solto e, na sequência, seu motor é acionado, levando-o até o espaço.

Ao atingir determinada altura, o foguete é desligado, e neste momento os passageiros ficam sob gravidade zero por cerca de cinco minutos e conseguem ver a curvatura da Terra.

Em seguida, a aeronave volta para a Terra e pousa novamente na base aérea.