Sobrando grana? Bilionário Bezos entra 'na moda' e irá ao espaço na terça
Os bilionários Jeff Bezos e Richard Branson são os mais recentes protagonistas da nova era da corrida espacial, se juntando a Elon Musk, da SpaceX. Na próxima terça-feira (20), o fundador da Amazon (e até recentemente presidente-executivo) irá pessoalmente ao espaço, em uma nave de sua empresa Blue Origin.
Musk é o que tem a tecnologia mais consolidada, realizando diversos lançamentos para a ISS (Estação Espacial Internacional) com a Nasa e de satélites de internet Starlink, mas nunca esteve no espaço. O britânico Branson, com sua Virgin Galactic, foi o primeiro dos três a chegar lá, no último domingo — mas só na beirinha, a "apenas" 86 km de altitude. Bezos, inclusive, questiona essa conquista e pretende ir mais alto, ultrapassando os 100 km.
Os três bilionários têm investido muito tempo e dinheiro na exploração espacial. Bezos, o homem mais rico do mundo, deixou recentemente o cargo executivo da Amazon, empresa que criou em sua garagem, para se dedicar a causas mais nobres e divertidas, como a conquista do espaço e a filantropia.
Como será a viagem
O sistema utilizado pela Blue Origin é semelhante ao da SpaceX. Um foguete reutilizável, chamado New Shepard, lançará uma cápsula tripulada, com capacidade para até seis pessoas. A cápsula se desprenderá do foguete — que pousará autonomamente em uma base em terra —, dará uma voltinha, flutuando por cerca de três minutos, e retornará com o auxílio de três grandes paraquedas.
Será o décimo sexto voo da empresa — mas o primeiro com passageiros. Serão eles:
- Jeff Bezos,
- Mark, irmão do bilionário
- O jovem Oliver Daemen, 18 anos
- A aviadora veterana Wally Funk, convidada de honra do voo, com 82 anos.
Daemen e Funk serão as pessoas mais nova e mais velha a irem ao espaço na história.
Em 1960, Wally Funk fez parte do programa "Mercury 13", um grupo de mulheres qualificadas que poderiam ter sido as primeiras astronautas da Nasa. Mas foram rejeitadas por causa de seu gênero. Agora, Funk finalmente realizará seu sonho.
Como assistir
O New Shepard irá decolar na próxima terça-feira (20), às 10h (horário de Brasília), se não houver nenhum contratempo, das instalações da Blue Origin, no Texas (EUA). Tudo será transmitido ao vivo, a partir das 8h30, no site da empresa.
Turismo espacial
O método usado pela Virgin Galatic, que levou Branson e cinco funcionários ao espaço, é diferentão. Começou com a decolagem de um curioso avião de dupla fuselagem, o SpaceShipTwo, carregando a nave VSS Unity no meio.
Ao atingir 15 km de altitude, os pilotos liberaram a nave espacial e retornaram com o avião para a base. Então, a VSS Unity acionou seu poderoso propulsor e fez uma ascensão quase vertical até a borda do espaço.
Foram cerca de cinco minutos de emoção sem gravidade, até a nave retornar à Terra e pousar, suavemente como um avião.
Esse tipo de tecnologia, apesar de menos ambiciosa, é pioneira e mais amigável para viagens turísticas. Tanto que a Virgin Galactic planeja começar a oferecer voos suborbitais comerciais no ano que vem. Cerca de 600 passagens já foram vendidas — inclusive para Elon Musk e Wally Funk.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.