Bezos divulga imagens de encontro da tripulação antes de voo ao espaço
Na próxima terça-feira (20), o fundador da Amazon, Jeff Bezos, irá ao espaço em uma nave de sua empresa Blue Origin. Em mensagem no Twitter, Bezos informou que já está no Texas (EUA), onde ocorrerá o lançamento, junto com os outros três passageiros do voo.
Este será o décimo sexto voo da Blue Origin — mas o primeiro com passageiros. Serão eles:
- Jeff Bezos, de 57 anos, fundou a Amazon em 1994 e a Blue Origin em 2000, e é o homem mais rico do mundo. Ele deixou o cargo de presidente-executivo da Amazon, afirmando que queria mais tempo para se dedicar a causas nobres e necessárias, como a conquista do espaço e a filantropia.
- Mark Bezos, de 53 anos, é o irmão mais novo de Jeff Bezos. Ele é um ex-executivo de publicidade e cofundador da empresa HighPost Capital, além de possuir ações da Amazon.
- Oliver Daemen, de 18 anos, se formou no ensino médio em 2020 e é portador de uma licença de piloto privado. Em setembro, ele vai para a Universidade de Utrecht para estudar física e gestão da inovação. Ele é o primeiro passageiro que paga uma passagem à Blue Origin, embora não seja o ganhador do leilão de um assento a bordo. Este, que garantiu sua vaga por 28 milhões de dólares, solicitou permanecer anônimo e voará em uma missão futura, disse a companhia.
- Wally Funk, de 82 anos, foi a convidada de honra do voo. Ela é uma pioneira da aviação nos EUA. Foi uma das "Mercury 13", as primeiras mulheres treinadas pela agência espacial norte-americana Nasa para voar ao espaço entre 1960 e 1961, mas que foram excluídas por razões de gênero. Agora, finalmente, vai realizar seu sonho.
Daemen e Funk serão as pessoas mais nova e mais velha a irem ao espaço na história.
Jeff Bezos divulgou ainda um vídeo com o encontro dos companheiros de voo. Ao ver o foguete, Funk não perdeu tempo e disse: "Vou naquela janela". Confira:
Como será o voo
O foguete New Shepard está programado para decolar de um deserto no oeste do Texas para uma viagem com duração de apenas 10 minutos, quatro dos quais os passageiros passarão acima da linha Karman, que internacionalmente marca o início do espaço, a 100 km da Terra.
Os passageiros poderão então flutuar sem sentir os efeitos da gravidade por alguns minutos e observar a curvatura da Terra.
Este primeiro voo tripulado da Blue Origin acontece em um cenário de competição acirrada no campo da exploração espacial privada, incluindo a SpaceX de Elon Musk e a Virgin Galactic, fundada pelo bilionário britânico Richard Branson - que saiu na frente na corrida pelo turismo espacial dos bilionários e decolou no último domingo (11) a bordo de uma nave da sua própria empresa junto com outros três passageiros e dois pilotos, rumo ao espaço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.