Áudio espacial o quê? Entenda tecnologia adotada pela Apple em músicas
Uma das novidades apresentadas pela Apple neste ano foi a tecnologia de áudio espacial oferecida no Apple Music, serviço de música por streaming da empresa, que começou a funcionar em junho. Mas o que ela faz exatamente? Qual a diferença entre um áudio padrão e ele?
Tudo se resume a tornar a experiência sonora mais imersiva e de alta qualidade. O áudio espacial já funcionava nos fones de ouvido AirPods Max e AirPods Pro, mas era somente para conteúdos em vídeo.
No Brasil, a cantora Luísa Sonza lançou na semana passada um álbum com suporte à tecnologia no Apple Music, por exemplo. Artistas como Ariana Grande, Maroon 5 e The Weeknd estão nas listas de reprodução de música compatível na plataforma.
O que é o áudio espacial da Apple?
Imagine, por exemplo, assistir a um show ao vivo com os instrumentos posicionados em diferentes pontos do ambiente, tornando a experiência mais envolvente. Essa é a promessa do áudio espacial ao oferecer o som distribuído em 360 graus onde a pessoa ouvinte é o centro do processo.
Ele é um recurso projetado para trazer efeitos de altura e background (música de fundo), oferecendo experiências "espacializadas" de som, com nitidez multidimensional. E o resultado não fica só com músicas e podcast. Assistir a filmes ou séries de ação pode ser bem interessante com a tecnologia.
No caso da Apple, ela conta com uma coleção de formatos surround (padrão de áudio de som imersivo) 3D que incluem o Dolby Atmos (tecnologia de áudio usada nas salas de cinema) para dar essa imersão.
"Ouvir uma música em Dolby Atmos é como mágica. A música vem de tudo ao seu redor e soa incrível", disse Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music e Beats, em um comunicado divulgado no site da empresa.
"Milhares de faixas estão disponíveis em áudio espacial com Dolby Atmos, mas novas faixas serão adicionadas regularmente", destaca a Apple sobre o serviço de música.
Chamadas de vídeo da empresa também vão contar com o áudio espacial no iOS15, nova versão do sistema operacional do iPhone. A proposta é fazer as vozes dos participantes "saírem da tela" em dispositivos Apple com suporte à tecnologia.
Áudio espacial nos AirPods com o iPhone
- Coloque os fones de ouvido compatíveis e acesse Ajustes > Bluetooth.
- Na lista de dispositivos, toque em botão Ações Disponíveis ao lado do nome do fone de ouvido
- Toque em "Veja e Ouça Como Funciona"
- O áudio espacial pode ser ativado ou desativado diretamente na Central de Controle quando você estiver assistindo a um programa ou filme, por exemplo
Música que acompanha o movimento da sua cabeça
O áudio espacial da Apple também funciona com um recurso a mais que é o rastreamento dinâmico da cabeça. Ou seja, ele faz o som se ajustar à medida que a pessoa vira o rosto, por meio do acelerômetro dos fones de ouvido (no caso, os modelos que possuem o recurso. Ex: AirPods Max e AirPods Pro). É como se a música estivesse vindo do ambiente inteiro.
"O rastreamento dinâmico de cabeça faz com que o som pareça vir do iPhone, mesmo ao mover a cabeça. Se você desativar o rastreamento dinâmico de cabeça, o áudio soará com se estivesse seguindo o movimento da cabeça", explica a Apple em sua página de suporte.
Desative o rastreamento dinâmico de cabeça
- Acesse Ajustes > Acessibilidade > Fones de Ouvido.
- Toque no nome dos fones de ouvido e desative Seguir iPhone.
Funciona com qualquer fone de ouvido?
Segundo a Apple, por padrão o áudio espacial suportado no Apple Music funciona automaticamente com toda a linha AirPods (AirPods, AirPods Pro e AirPods Max) e dos fones Beats com processador H1 ou W1 (BeatsX, Beats Solo3, Beats Studio3, Powerbeats3, Beats Flex, Powerbeats Pro e Beats Solo Pro).
Fones de outras marcas também funcionam, mas é preciso ter suporte a Dolby Atmos. Em alguns casos, será preciso configurar para que o som saia com essa camada mais imersiva.
Por enquanto, o Apple Music com áudio espacial também funciona na Apple TV 4K (2017 e 2021) e nos alto-falantes integrados dos mais recentes iPhone, iPad e Mac (com processador M1). Porém, se você quiser experimentar a tecnologia com filmes e séries a partir de um dispositivo Apple, vai rolar somente se tiver o AirPods Pro e Max ou com os modelos abaixo:
- iPhone 7 ou posterior
- iPad Pro de 12,9 polegadas 3ª geração ou posterior
- iPad Pro de 11 polegadas
- iPad 6ª geração ou posterior
- iPad Air 3ª geração
- iPad mini 5ª geração.
Sistema operacional precisa estar atualizado
Para rodar com o áudio espacial, os aparelhos devem ter instalados os sistemas operacionais mais atuais da Apple, como o iOS e iPadOS a partir da versão 14.6. No caso dos computadores, é preciso ter o macOS Big Sur 11.4 (modelo 2018 e posterior).
Se o seu fone de ouvido não oferecer suporte à reprodução automática no formato do áudio espacial, vá nas configurações e encontre a opção "Dolby Atmos". Certifique-se de que ele esteja definido como "sempre ativado" para tudo funcionar corretamente.
O recurso já tinha aparecido nos AirPods Pro, em 2020, mas só agora será possível dimensioná-la em experiência musical.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.