Desafio online: teste quantos números primos você acerta em 1 minuto
O 13 é um número primo? E o 83? E o 1? Responda rapidamente a perguntas como essas e arrase no jogo "Is This Prime?", desenvolvido pelo matemático britânico Christian Lawson-Perfect.
O nome do game online, que se traduz para o português como algo como "esse é primo?", resume bem o espírito: em 60 segundos, são oferecidos uma infinidade de números para que você responda se são ou não primos. Se acertar, você continua jogando. Se errar, você está fora.
Para aqueles que talvez já tenham esquecido das aulas de matemática, o número primo é aquele que é maior do que 1 e que é divisível apenas por 1 e por ele mesmo. Ou seja, respondendo as perguntas do início desse texto, o 13 e o 83 são números primos, mas o número 1 não é.
A história por trás do jogo
O divertido "Is This Prime?" não é exatamente novo. Ele foi lançado há cerca de cinco anos, mas, na semana passada, chegou a 3 milhões de tentativas — ou 2.999.999, se formos pensar em números primos.
Essa marca foi impulsionada por um texto do site "Hacker News", que, ao divulgá-lo, gerou mais de 100 mil acessos ao game online.
O curioso é que, como diz Lawson-Perfect, seu criador, o jogo é "muito simples, mas irritantemente difícil". O desenvolvedor atua na Escola de Matemática e Estatística da Universidade de Newcastle, na Inglaterra.
O "Is This Prime?" está disponível em inglês, e, caso prefira usar o teclado em vez do mouse, é possível apertar as teclas "Y", para dizer que o número é primo, e "N", para dizer que não é.
Um recorde em números primos
Os números primos possuem muita utilidade na área da computação. Podem, por exemplo, ajudar a corrigir códigos e problemas de criptografia.
Ao analisar dados coletados dos resultados do jogo, Lawson-Perfect descobriu que alguns números que não são primos confundem mais as pessoas. É o caso do 51, do 57, do 87, do 91, do 119 e do 133.
O grande desafio não é exatamente acertar se os números são primos, mas conseguir se manter jogando durante 60 segundos — afinal, qualquer erro leva à eliminação.
De acordo com Lawson-Perfect, ele prefere não manter um "hall da fama" com as maiores pontuações obtidas pelos jogadores, porque sabe que muitos usam softwares para tentar trapacear.
No entanto, o recorde mais provável do "Is This Prime" pertence ao estudante de matemática da Universidade da Califórnia, Ravi Fernando, que conseguiu acertar 127 números ao longo dos 60 segundos de duração.
O recorde foi anunciado há um ano, em julho de 2020, por Fernando, um pesquisador da área de geometria algébrica, em que costuma lidar com números primos. Depois disso, segundo ele disse à revista oficial do Instituto de Tecnologia do Massachusetts, o MIT, Fernando parou de jogar. "Parecia o momento certo de parar quando consegui um recorde que é um número primo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.