Topo

TV


Sua TV "avisa" que está prestes a pifar; veja alguns sinais

Imagem mostra defeito em imagem de TV - Reprodução
Imagem mostra defeito em imagem de TV Imagem: Reprodução

Luiza Vidal

Colaboração para Tilt, em São Paulo

30/07/2021 12h27

Manchas na tela, imagem "rolando" e mudanças na cor podem ser sinais de que sua televisão está prestes a pifar. Isso vale tanto para as TVs mais modernas, de LCD, quanto para as mais antigas, de tubo. Nem sempre significa que o fim está próximo, mas é vale acender a luz amarela.

"Quanto mais oscilações na rede elétrica da TV, maior a probabilidade de dar algum problema e pifar. Isso vale para qualquer aparelho eletrônico", explica João Carlos Fernandes, professor de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia. É por isso que os especialistas recomendam sempre desligar tudo da tomada durante as chuvas, por exemplo.

Todo aparelho eletrônico tem uma vida útil, e, para as televisões, ela costuma variar de cinco a dez anos de uso. TVs de tubo não são mais fabricadas no Brasil, mas, como muitas famílias ainda possuem o aparelho, também vale observar alguns dos sinais abaixo.

Que bolinha branca é essa?

Elas são bem pequenas e quase imperceptíveis, mas as bolinhas brancas em TVs de LCD surgem por problemas mecânicos. Há uma falha na backlight (iluminação usada na parte de trás do monitor da TV que ajuda a formar a imagem) ou na frontlight (parte oposta do backlight), diz o professor Eduardo Pouzada, engenheiro eletricista e de eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia.

Com a chegada do LED, esse problema se tornou menos comum, porque a iluminação é mais consciente.

Liga e desliga

Sua TV desligou do nada? Isso começa de forma intermitente e, um dia, a tela pode queimar de vez. Às vezes, o som ainda está presente, mas a imagem some. Geralmente, isso está relacionado a falhas na rede elétrica que afetam a fonte de alimentação interna.

Desfoque total

Falhas na qualidade da imagem tem necessariamente tem a ver com a conexão da internet. Quando a imagem fica sombreada e desfocada costuma ser um problema relacionado à placa de LED. A tela, com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais fraca até queimar.

Chiados

Nas TVs de tubo, chiados são sinais claros que de que está prestes a queimar. O problema pode ser no flyback, responsável por gerar a alta tensão para aparecer a imagem, ou na própria fonte do aparelho, que alimenta os componentes para a televisão funcionar.

Sem sincronismo

Normalmente, a imagem começa a "rodar" na tela tanto na horizontal quanto na vertical. É sinal de problema na placa de controle de sincronismo do tubo da TV.

Xi, perdeu a cor

A imagem começa a ficar sem cor e saturação até que fica em preto e branco. Considerado comum em TVs de tubo, o defeito é um grande sinal de alerta. Por ser à base de fósforo, algumas pessoas costumavam dar um choque no tubo da TV para que a cor ficasse mais forte, mas a prática não é indicada pelos especialistas.

Cromaticidade

Esse problema é mais comum em TVs antigas, quando o tempo de vida chegava ao limite. A imagem ficava borrada e embaçada, mas, depois de cerca de dez minutos, voltava ao normal. Isso ocorre em locais com mais umidade —em cidades litorâneas principalmente— e afeta o circuito elétrico do aparelho.

Como fazer com que sua TV dure mais?

Mesmo sabendo que as televisões não são feitas para durar para sempre, estes cuidados simples aumentam o tempo de vida do seu aparelho, disse o professor do departamento de engenharia elétrica da FEI Marcelo Parada:

  • Siga o manual do fabricante. Sim, é chato ler aquele livro cheio de regras, mas isso pode ser crucial para o bom funcionando da sua televisão.
  • Fique atento à distância mínima da parede e outros objetos da sua TV. Isso porque a televisão precisa de espaço para "respirar". A informação está no manual.
  • Cuidado quando transportar seu aparelho. Se for mudar de quarto, levar na casa do amigo ou em qualquer outra situação, embale sua TV para evitar batidas na tela --cada vez mais sensíveis.
  • Evite passar produtos de limpeza na tela. O álcool, por exemplo, pode deixar marcas. O ideal é sempre usar uma flanela seca para tirar o pó.
  • Não deixe sua TV tomar sol. O calor pode esquentar e danificar componentes internos da televisão. Além disso, o contato direto com a luz do sol na tela pode queimá-la.