Topo

Indígenas influencers usam TikTok para valorizar cultura; confira 6 perfis

Maira Gomez, a Cunhaporanga - Reprodução
Maira Gomez, a Cunhaporanga Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

09/08/2021 16h27

Nesta segunda-feira (9) é celebrado em diferentes lugares do mundo o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em 1995 para fortalecer esse reconhecimento internacional e garantir direitos humanos às diferentes etnias indígenas.

E você sabia que vários influentes indígenas encontraram nas redes sociais uma plataforma para dar voz a suas raízes e valorizar suas culturas? Confira a seguir seis perfis no TikTok para ficar de olho.

Jügoa - 5,9 milhões de seguidores

Maira Gomez, a Cunhaporanga, faz parte da comunidade Tatuyo, do Amazonas. Ela é conhecida por suas pinturas com Urucum/Jenipapo. Em seu perfil no TikTok, ela explicar a sua cultura e mostra trechos de sua rotina.

@cunhaporanga_oficial

Vamos aprender a falar os nomes dos acessórios com o meu idioma Tatuyo? ?? ##tiktokindígena ##foryou ##indígenass ##j?goanotiktok ##viral ##tatuyosforever

? som original - J?goa

Kaê Guajajara - 66,4 mil seguidores

Kaê é indígena do povo Guajajara. Gundadora do Coletivo Azuruhu e autora do livro "Descomplicando com Kaê Guajajara - O que você precisa saber sobre os povos originários e como ajudar na luta antirracista", a ela também divide seu tempo entre o trabalho como cantora e atriz.

@kaeguajajara

Se unam aos povos indígenas em defesa da terra. O frio que você está vivendo hoje, será um dos desequilíbrios que se intensificarão daqui pra frente.

? son original - Yakarri

Katu Mirim - 5.581 seguidores

Katú Mirim é rapper, cantora, compositora, atriz e ativista da causa indígena. Através das letras que canta, ela retrata a história da colonização pela ótica indígena. Além disso, ela destaca suas vivências, identidade, gênero e orientação sexual. O resgate da ancestralidade e o uso indiscriminado da cultura indígena são pontos importantes de reflexão que ela estimula com seu trabalho.

Mari Guajajara - 11,5 mil seguidores

Mari tem 21 anos e possui uma loja de artesanato indígena. Nela, são comercializados objetos feitos a mão pela família Tentehar Guajajara. No TikTok, Mari quebra estereótipos indígenas.

Noah - 1,3 milhão de seguidores

Noah é de origem Pataxó. Como modelo, ele usa a profissão como ferramenta para buscar mais representatividade indígena. Além disso, busca trazer à tona assuntos ligados à população indígena que precisam ser discutidos.

@noahalef

##fy ##viral ##foryou

? The Magic Bomb (Extended Mix) - Hoàng Read