Como comprimir vídeo longo para conseguir enviar por WhatsApp
Já tentou mandar um vídeo comprido pelo WhatsApp? Se sim, você provavelmente percebeu que o aplicativo não permite o envio de um arquivo que tenha mais de 16 MB. A limitação é significativa, já que vídeos são arquivos pesados que passam desse limite com muita facilidade.
O jeito para resolver esse entrave é com a instalação de aplicativos que realizem uma compressão de vídeos no seu celular. O que não falta é variedade de programas desse tipo tanto para Android quanto para iOS e não é necessário entender de edição de vídeo para usá-los.
Aqui a gente te ensina como enviar um vídeo mais longo pelo WhatsApp. Vamos começar pelo iOS, com o aplicativo "Compressão de Vídeo".
No iOS
Em primeiro lugar, você precisa baixar o aplicativo que vai realizar o serviço. O que vamos ensinar como usar é o "Compressão de Vídeo". Basta colocar essas palavras na busca da App Store e baixar o primeiro resultado. O aplicativo é gratuito para vídeos de até três minutos de duração e exibe anúncios, mas é possível eliminar essas barreiras mediante pagamento.
Em tópicos, a gente descreve os passos a serem tomados:
- Clicar no retângulo com um símbolo de "+" no meio;
- Selecionar o álbum do celular onde o vídeo está armazenado;
- Escolher o vídeo que você deseja comprimir;
- Definir a qualidade do vídeo no retângulo azul claro com os dizeres "Escolher predefinição";
- Arrastar a bolinha para ajustar a taxa de bits;
- Aguardar a compressão;
- Apagar (ou não) o vídeo original;
- Mandar o vídeo pra galera no WhatsApp.
Nas imagens, o exemplo usado é um vídeo de 2 minutos de duração, gravado em 1080p (Full HD) e com 30 quadros por segundo. Ele era um arquivo de 222.9 MB que foi reduzido para 37.8 MB com o aplicativo.
A redução foi insuficiente para o envio completo no WhatsApp, então voltamos para uma segunda compressão, que deixou o vídeo com pouco menos de 20 MB, aí sim suficientes para o envio por WhatsApp.
No Android
O aplicativo escolhido no Android foi o "Compacta Video". Antes de tudo, você precisa baixá-lo na Play Store - ele é gratuito, mas exibe propagandas. Ele tem características diferentes do Compressão de Vídeo, como modelos predeterminados de redução do tamanho do arquivo. A seguir, ensinamos cada etapa do processo:
- Escolha a origem do vídeo desejado;
- Clique na primeira opção, "Compactar Vídeo";
- Selecione o vídeo desejado;
- Defina como você quer editar, se pelos modelos predeterminados de "Qualidade Alta" e "Qualidade Baixa" ou o "Customizado";
- Aguarde a compactação ser concluída;
- Clique no ícone compartilhar, no canto superior da tela;
- Compartilhe direto pelo WhatsApp.
No nosso teste, o WhatsApp se mostrou mais solícito na hora de comprimir o vídeo sozinho. O vídeo usado bateu 250 MB, com mais de 2 minutos de duração, mas o aplicativo o WhatsApp aceitou enviá-lo direto. Caso você não tenha a mesma sorte, é só seguir os passos no uso do Compacta Video, que indica de que tamanho o arquivo ficará depois da compressão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.