Avô viraliza com jeitinho bem brasileiro para ter água quente na cozinha
Com temperaturas geladas em boa parte do Brasil durante o inverno, lavar a louça tornou-se uma tarefa "congelante". Para resolver esse problema, o aposentado José Roberto da Luz, 68, resolveu inovar na pia da cozinha: ele instalou um chuveiro elétrico para obter água quente.
Claro que ele podia ter investido em uma torneira elétrica, mas e a economia? "A torneira custava R$ 180 e paguei R$ 50 no chuveiro", contou rindo a Tilt. O neto Julio Castro, 20, achou a ideia tão curiosa que resolveu postar um vídeo nas redes sociais para mostrar o lado "engenheiro" do avô, que trabalhou como eletricista quando mais novo.
O que os dois não esperavam é que a publicação teria tanto sucesso na internet. Em menos de três dias, o conteúdo contabilizou mais de 400 mil curtidas no TikTok. Nesta semana, o mesmo vídeo já registrou quase quatro milhões de visualizações e pouco mais de 700 mil likes. "Eu não achava que ia ter essa repercussão. Vários perfis grandes foram compartilharam o vídeo", diz Julio.
Depois dessa adaptação na pia na cozinha, os dois brincam que até sujam louças para lavar com água morna.
O vídeo viralizou, mas não vá saindo copiando a ideia. Segundo o Julio, o avô tem conhecimentos de instalações elétricas. Dispositivos como o chuveiro, por terem maior potência, exigem maior corrente elétrica. A infraestrutura da cozinha precisa ser compatível para tudo funcionar com segurança, explica Diogo Oliveira gestor de projetos de tecnologia e estudante de engenharia elétrica da USP (Universidade de São Paulo).
Dupla ficou famosa
Essa não foi a primeira "gambiarra" que o avô tentou fazer. Já tiveram alguns armários e outros improvisos que não deram muito certo. "Eu sou curioso. Vejo vídeos de ferramentas e marcenaria", diz seu José.
Ao publicar o vídeo, o neto Julio achou que ele iria flopar (não ir bem de acesso). Mas, para sua surpresa, até perfis de marcas grandes e artistas interagiram na postagem. "Eu publiquei e fui dormir. Quando acordei, estava com 50 mil visualizações e o TikTok não parava de entregar [distribuir o vídeo para demais internautas]."
Os comentários na publicação são os mais diversos: desde afirmações sobre a possibilidade de a conta de luz vai vir alta com a "gambiarra" até parabenizando a ideia genial do avô.
O alcance do vídeo deixou o seu José entusiasmado. Ele brinca que ficou mais do que satisfeito, já que o esperado era ter apenas água quente. Quando o neto disse que a postagem não parava de crescer, o aposentado diz ter "ficado bobo" e surpreso. "Um chuveirinho está fazendo tudo isso", comentou, mais uma vez aos risos.
Avô conectado
Mesmo não sabendo lidar muito com o funcionamento das redes sociais (e como elas fazem alguém ter sucesso), seu José consome conteúdos na internet sempre que pode. Ele é fã da plataforma YouTube. Toda vez que precisa criar algo novo, consulta os vídeos, destaca.
Muitas vezes, suas invenções são feitas inspiradas em conteúdos que ensinam de forma prática e rápida pessoas que querem montar ou consertar coisas em casa.
Quando quer dar algumas risadas, o aposentado se distrai com os vídeos no TikTok. "Quando eu faço algo de errado, peço ajuda para o Julio. Às vezes, faço a maior confusão", diz.
Vídeos com o avô vão continuar
No início da semana, Julio postou um vídeo — que também está viralizando e já tem quase 60 mil curtidas— com mais uma "gambiarra" do aposentado. Na publicação, ele mostra como o avô criou um suporte para segurar o celular e assistir tranquilo aos conteúdos da internet. Os dois se divertem e caem na risada explicando como o "aparelho" foi pensado.
Como avô gosta de interagir nas publicações, o produtor de conteúdo pretende seguir com as postagens onde mostra, de um jeito divertido, o dia a dia e as criações do seu José. "Se eu soubesse que ia crescer assim, teria postado antes", conclui Julio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.